Entretenimento

Eventos pré-Oscar e onde assistir aos filmes em Belém

“Pobres Criaturas” está entre os filmes que vão ser debatidos na Casa das Artes FOTO: DIVULGAÇÃO
“Pobres Criaturas” está entre os filmes que vão ser debatidos na Casa das Artes FOTO: DIVULGAÇÃO

A Fundação Cultural do Pará, em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), vai realizar uma ação cultural dedicada aos indicados e favoritos ao Oscar 2024. A primeira Roda de Cinema 2024 está programada para esta sexta-feira, 8, a partir das 18h30, na Casa das Artes, com entrada gratuita.

A Roda de Cinema sobre o Oscar 2024 terá a participação do coordenador do CEC, o crítico de cinema Marco Antonio Moreira, e dos especialistas John Fletcher e Alex Damasceno. Entre os destaques deste ano, destacam-se os filmes “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan, “Assassinos na Lua das Flores”, de Martin Scorsese, e “Pobres Criaturas”, do grego Yorgos Lanthimos.

Marco Antonio Moreira explica que a ideia da Roda de Cinema não é exibir filmes, e sim propor debates, palestras ou cursos vinculados ao cinema. “É uma ação cultural sempre com convidados, onde vamos escolher filmes que foram ou estão sendo exibidos, e nesse caso, vamos comentar os indicados do Oscar desse ano”, explica. A cerimônia do Oscar, o mais importante evento do cinema americano, está agendada para este domingo, 10 de março.

OSCAR NO LÍBERO

Também de olho no Oscar, a programação do Cine Líbero Luxardo continua com os longas indicados ao prêmio, com “O Menino e a Garça”, “Dias Perfeitos” e “Vidas Passadas” seguindo em cartaz. A novidade é a “Sessão Latina”, que exibirá o filme “O Segredo dos Seus Olhos”, com entrada gratuita.

Novo longa de Hayao Miyazaki, “O Menino e a Garça” está indicado ao Oscar 2024 na categoria Melhor Animação. O filme de fantasia é baseado em experiência do próprio Miyazaki em sua infância e entre as mensagens está a possibilidade da paz entre as nações num mundo marcado pelo conflito, ressaltando a importância das crianças e das novas gerações em superar os erros e as guerras do passado.

“Dias Perfeitos”, indicado ao Oscar em Melhor Filme Internacional, traz Hirayama, um homem de meia-idade que vive uma vida modesta, equilibrando seu trabalho de zelador dos numerosos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão pela música, literatura e fotografia. Até que encontros inesperados começam a revelar um passado oculto em sua vida feliz e harmoniosa.

Com duas indicações ao Oscar nas categorias de melhor filme e melhor roteiro original, “Vidas Passadas” escrito e dirigido por Celine Song, é um drama que conta a história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância com uma conexão profunda, que acabam se separando. Vinte anos depois, se reencontram em Nova York e confrontam noções de destino, amor e escolhas da vida.

O projeto Sessão Latina dá destaque às produções latinas que fizeram sucesso. O filme “O Segredo dos Seus Olhos”, produção hispano-argentina dirigida por Juan José Campanella, conta a história de Benjamín Esposito, que se aposenta do cargo de oficial de justiça e decide escrever um livro. Sua inspiração é um caso real de violência. Em sua jornada, o aposentado conhece o marido da vítima e promete ajudá-lo a encontrar o culpado.

MOSTRA DO OSCAR

No circuito de canais pagos, o Canal Brasil também preparou seu pacote de “espera” do Oscar, com uma seleção especial de filmes brasileiros que concorreram à estatueta. A Mostra Oscar vai ao ar no sábado, dia 9, e no domingo, 10, a partir das 16h.

No sábado, serão exibidos “O Beijo da Mulher-aranha” (1985), de Hector Babenco, vencedor do Oscar de Melhor Ator (William Hurt) e indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado; “O Que É Isso, Companheiro” (1998), de Bruno Barreto, que concorreu a Melhor Filme Estrangeiro; e “Central do Brasil” (1998), que disputou Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro). Já no domingo, vão ao ar “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, indicado à Melhor Animação; “O Quatrilho” (1995), de Fábio Barreto, indicado a Melhor Filme Estrangeiro; e “Cidade de Deus”, que recebeu quatro indicações: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

*Com informações de Agência Pará

NO CLIMA

l Roda de Cinema sobre os indicados para o Oscar 2024
Quando: Sexta, 8, às 18h30.
Onde: Sala 23 da Casa das Artes (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – ao lado da Basílica de Nazaré)
Quanto: Gratuito

l Cine Líbero Luxardo
Onde: FCP/Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650 – Batista Campos)
Programação: Instagram @cineliberoluxardo
Quanto: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). A bilheteria abre uma hora antes do início dos filmes e aceita pagamento em pix, débito e dinheiro. É preciso atentar para a classificação de faixa etária.

l Mostra Oscar
Quando: Sábado, 9, e domingo, 10, a partir das 16h.
Onde: Canal Brasil