Pará

Pará participa de feira de turismo na Alemanha

O Estado do Pará marca presença na edição deste ano que reúne um público de participantes e expositores de 165 países
O Estado do Pará marca presença na edição deste ano que reúne um público de participantes e expositores de 165 países

Começou nesta semana, na Messe Berlin, a ITB Berlim na Alemanha, uma das maiores feiras profissionais do turismo mundial. A edição 2024 vai até a quinta-feira, 7, e tem a previsão de captar o mesmo volume de participantes do ano passado, quando mais de 90 mil pessoas circularam pela feira. O Estado do Pará também marca presença em terras germânicas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), na edição deste ano que reúne um público de participantes e expositores de 165 países.

Sob o lema “Pioneiro na Transição em Viagens e Turismo’, a conferência mais importante da indústria de viagens leva ao mercado tendências globais, principais especialistas e exemplos atuais de melhores práticas. Do dia 5 de março até o dia 7, os participantes irão acompanhar palestras, painéis de discussão, exemplos de melhores práticas, entrevistas com especialistas e prêmios em tópicos inovadores, como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens futuras, Meetings, incentives, conferences and exhibitions tourism (MICE tourism), sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho futuro e muito mais.

Em 2023, 158,5 mil alemães estiveram no Brasil, que é o 8º maior emissor global para o País. “O mercado alemão tem muito interesse em turismo de natureza, e por este motivo estamos na ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo apresentado os produtos turísticos do segmento de natureza para despertar interesse em conhecer o Pará e a Amazônia. Um exemplo disso são as operações de turismo de observação de aves que já acontecem no Pará em municípios como Belém, Paragominas, Parauapebas e Itaituba. Um nicho de mercado altamente especializado e deixa divisas no Estado e não necessita de grandes investimentos para acontecer”, explica o turismólogo da Coordenadoria de Marketing da Setur, Allyson Neri.

O Brasil é parceiro da feira desde a sua primeira edição, realizada em 1966. Neste ano, o estande brasileiro conta com 300 m² e o Pará será um dos coexpositores no espaço promocional da Embratur. Entre os eixos trabalhados nos três dias de evento estão os segmentos: Natureza, Sol e Praia, Cultura, Luxo, Povos Indígenas e LGBTQIA+. Também estará disponível no espaço os óculos de realidade virtual “Amazônia Viva”, para apresentar as belezas da floresta aos visitantes.

O Estado do Pará também vai promover um coquetel para autoridades na ITB criado pelo chef Arturo Báez. “Muito frio, mas vamos aquecer o coração e o estomago com esse coquetel de 11 tempos, todo ele produzido com insumos amazônicos”. Entre os itens das iguarias servidas aos presentes estão petiscos quentes como coxinha de frango com jambu, pastel de vatapá paraense, focaccia amazônica com queijo, castanhas e geleia de cupuaçu, além de outras delícias como ceviche de peixe branco com manga e pipoca de feijão manteiguinha, bregão de dois com farofa de castanha do Pará, brownie de cacau da Amazônia, dentro outros.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve presente na abertura da ITB Berlim. “Nossa presença na ITB, uma das mais importantes do setor de viagens do mundo, reafirma a relação de amizade entre os dois países e o trabalho contínuo de fortalecer e ampliar o fluxo turístico entre as duas nações. Estamos mostrando para o mundo o reposicionamento do Brasil com o presidente Lula, pautados nos pilares da sustentabilidade, da inovação e da sinergia. Vamos construir um turismo verde para um futuro mais promissor para todos”, disse o ministro.

A utilização da inteligência artificial também pode ser uma solução fundamental para a escassez de trabalhadores qualificados no futuro e devido a esta relevância ampla e atual, a Inteligência Artificial será um dos principais temas da Convenção ITB de Berlim.

“A inteligência artificial abriga um potencial incrível para a indústria. As viagens virtuais, por exemplo, oferecem a oportunidade de explorar lugares antecipadamente a partir de casa, o que também pode ajudar no planejamento da viagem”, afirma Deborah Rothe, diretora ITB Berlim. ““A ITB Berlin reflete a indústria e evolui com ela, mantendo o controle do tempo. Vemos o desenvolvimento e as mudanças como uma oportunidade para nos adaptarmos constantemente às necessidades dos nossos grupos alvo”, conclui.