Representantes dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2024 e dirigentes da CBF se reuniram nesta terça-feira (5) na sede da entidade para aprovar novidades nesta edição da competição. Pela primeira vez na história, os capitães dos clubes também participaram do encontro virtual.
A primeira rodada do Brasileirão 2023 será aberta no dia 13 de abril. O encerramento da competição está marcado para o dia 8 de dezembro.
A criação do Troféu Roberto Dinamite para o artilheiro da competição, a paralisação do campeonato durante os jogos da Seleção Brasileira nas Datas Fifa e o aumento do limite de estrangeiros foram algumas das novidades anunciadas no encontro realizado na CBF.
“A reunião foi muito proveitosa. A CBF está sempre aberta ao diálogo, sempre a favor do debate. Foi tudo muito importante e salutar, podem ter certeza de que vamos continuar debatendo para a melhoria do futebol brasileiro”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Capitães
Pela primeira vez na história, os capitães participaram da reunião, que foi virtual neste ano. “Esse encontro foi uma boa iniciativa e espero que se repita. Gostaríamos de nos encontrarmos novamente antes do início da competição”; disse Tinga, capitão do Fortaleza.
Datas FIFA
Pela segunda vez na história, o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data FIFA. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.O pleito era uma reivindicação antiga dos clubes, que foi atendida pelo Presidente Ednaldo Rodrigues no seu primeiro ano de gestão.
Árbitro explica decisão aos torcedores
Os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público nos jogos do Campeonato Brasileiro. Os anúncios serão feitos pelo microfone que os árbitros já usam. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da FIFA para implementar a medida. A novidade foi testada recentemente na final da Supercopa Feminina 2024. Em fevereiro, ela anunciou para os torcedores que anulara o gol do Cruzeiro marcado irregularmente por Byanca Brasil. O VAR recomendou que a árbitra revisasse a jogada. Pelo replay, ela assinalou toque no braço da jogadora cruzeirense, invalidou o gol e fez o anúncio para o público.
Sistema de disputa
Com o início marcado para o dia 13 de abril, o sistema de disputa do Brasileirão 2024 não sofreu alteração. Serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 8 de dezembro.
Limite de estrangeiros
A partir desta edição, os clubes poderão inscrever até nove jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de sete atletas estrangeiros por clube.
Primeiros confrontos
A Diretoria de Competições divulgou na semana passada a tabela básica da Série A do Campeonato Brasileiro 2024
Confira abaixo os duelos da 1ª rodada do Brasileirão 2024:
Internacional (RS) x Bahia (BA)
Cruzeiro (MG) x Botafogo (RJ)
Vitória (BA) x Palmeiras (SP)
Fluminense (RJ) x Red Bull Bragantino (SP)
Vasco da Gama (RJ) x Grêmio (RS)
Corinthians (SP) x Atlético (MG)
São Paulo (SP) x Fortaleza (CE)
Athletico (PR) x Cuiabá (MT)
Atlético (GO) x Flamengo (RJ)
Criciúma (SC) x Juventude (RS)