TEXTO: WAL SARGES
A Travessia Livraria (Av. Alcindo Cacela, 1404 – Umarizal) abre as portas para a realização de um bate-papo sobre os filmes indicados ao Oscar deste ano. O evento é aberto ao público e ocorre nesta terça-feira, 05, às 18h30, com as participações de Henry Barros, Marcela Bomfim, Lucas Mendes e Thyago Costa.
A conversa se concentrará nos títulos que concorrem na categoria de “Melhor filme”. São eles: “American Fiction”, “Anatomia de uma Queda”, “Barbie”, “Os Rejeitados”, “Assassinos da Lua das Flores”, “Maestro”, “Oppenheimer”, “Vidas Passadas”, “Pobres Criatura”s e “Zona de interesse”.
O livreiro responsável pela programação, Thyago Costa, conta que o bate-papo irá acontecer no Porão da Travessia, sendo gratuito. “Para isso eu convidei três pessoas que são pessoas da área e criadores de conteúdo que estão acompanhando os filmes indicados ao Oscar: o Henry Barros, que é formado em cinema, o Lucas Mendes, que tem uma página relacionada a cinema, e a Marcela Bonfim, que é uma criadora de conteúdo literário de cinema também. A gente vai falar sobre cada filme indicado, dar nossas opiniões e falar o que esperamos que vença e qual foi o filme que faltou na premiação”, explica Thyago Costa, que mediará a conversa.
MÊS DA MULHER TAMBÉM TERÁ EVENTOS ESPECIAIS
Este é o primeiro evento da livraria relacionado ao Oscar, mas Thyago diz que ao longo de março haverá uma programação inteira dedicada ao Mês da Mulher. “Vamos ter vários diálogos com convidadas, mediadoras, para conversar sobre assuntos específicos, mas todos abertos ao público”.
Hoje, a intenção é ser amplo para as mais diferentes vozes e linguagens. “É mais um jeito de trazer o público que gosta de ver esses filmes e acompanhar o Oscar e não seja um público acadêmico ou coisa do tipo”, pontua.
Henry Barros diz que está muito feliz de poder participar deste debate. “Acho que a arte pode ensinar um pouquinho sobre a nossa própria vida. Uma premiação como o Oscar consegue mostrar o que está acontecendo ao redor do mundo no cinema e os reflexos que acontecem no nosso próprio mundo. Acho muito importante a gente aproveitar esse momento do Oscar, e poder falar um pouquinho sobre esses filmes, poder trocar essa ideia”, considera.
Ele conta que é interessante ter pessoas de várias áreas trocando ideias. “Eu, por exemplo, sou pós-graduado em cinema. Eu acho que eu consigo poder levar um pouquinho mais dessa parte técnica e ter essa troca com as pessoas vai ser muito incrível”, analisa.