Concursados bloqueiam avenida e exigem nomeação na Semec

Concursados bloqueiam avenida e exigem nomeação na Semec

Em protesto realizado na manhã desta quarta-feira (31), um pequeno grupo de aprovados para o Cadastro de Reserva do concurso da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), realizado em 2020, reuniu-se em frente à sede do órgão, na Avenida José Malcher, para pedir a nomeação imediata aos respectivos cargos.

O Concurso 02/2020, que possui validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, expira em 13 de abril de 2024. No entanto, conforme consta no próprio edital da seleção, pode ser prorrogado por igual período a depender das necessidades da Semec. Em maio deste ano, foram chamados 404 aprovados. 

LEIA TAMBÉM:

Pará: concursos ofertam 819 vagas e salários de R$ 30 mil

Inscrições para o concurso do TRT-8 estão abertas; confira!

Segundo os manifestantes, que pretendem repetir a mobilização pelos próximos dias, a Secretaria vem contratando professores e técnicos pedagógicos temporários desconsiderando a validade do concurso, o que revoltou a categoria.

“Faremos manifestação toda a semana até que esses trabalhadores sejam nomeados” afirmou a professora Miriam Sodré, integrante da Secretaria Geral do SINTEPP BELÉM.

Além disso,  os aprovados alegam que ao adotar critérios políticos para as nomeações em detrimento dos concursados que formam o cadastro de reserva, o prefeito Edmilson Rodrigues estaria descumprindo uma de suas promessas de campanha.

Dentre os cartazes e faixas utilizados durante o protesto estavam frases como: “Prefeito, ‘Cidade Educadora’ se faz com professores efetivos” e “Chega de PSS. Nomeação já dos aprovados no Concurso 002/2020 Semec”.

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:



 

O Dol solicitou informações e posicionamento da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém, mas ainda não obteve resposta. A reportagem segue aguardando.