Aline Rodrigues
Com treze episódios que passeiam por 39 bares em 10 cidades – Belém (PA), Brasília e Águas Claras (DF), Recife e Olinda (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) – estreia neste sábado, 2, às 20h, no canal Travel Box Brasil, a série “Bar Brasil”, dirigida por Fernando Segtowick e Thiago Pelaes, da produtora paraense Marahu.
“Muitas vezes quando a gente assiste a programas desse segmento, eles são muito focados no Rio e em São Paulo, e às vezes um pouquinho no Nordeste. Então, quando a gente se propôs a fazer o ‘Bar Brasil’. Queríamos realmente mostrar as cinco regiões do país. Em cada episódio sempre terá um bar do Norte, um do Nordeste junto com o bar do Sul ou Sudeste. Queríamos contemplar essa diversidade de bares, pessoas e sotaques, isso era fundamental para gente”, falou o cineasta Fernando Segtowick.
A série foi pensada inicialmente como um programa para a internet, para uma marca de Belém. Criou-se um piloto, que acabou não saindo do papel.
“Seria um conteúdo de marca, mas ficou a ideia de fazer essa série e, em 2018, conseguimos ser contemplados num dos editais da Ancine [Agência Nacional de Cinema] com o canal Travel Box Brasil, canal por assinatura focado em viagem, turismo e gastronomia. Nós já estávamos fazendo a nossa primeira série com o Thiago Castanho, “Os sabores da floresta”, sobre cultura alimentar e gastronomia da Amazônia. Então, é um assunto que a gente gosta bastante, viagem, alimentação, o que eles chamam de ‘estilo de vida’”, contou Segtowick, que criou e roteirizou a série junto com Walério Duarte.
Com episódios com aproximadamente 26 minutos, a série vai levar o público a uma viagem desde os bares mais tradicionais até os praianos e com vista, mostrando o que cada um tem de melhor, sejam drinques, comidinhas, atendimento e a história por trás de cada empreendimento.
“Acreditamos que a série ficou muito legal, bonita e interessante. Como documentarista, gosto muito de pessoas, de histórias, e por trás de cada bar sempre tem uma história. Não é somente um negócio, é uma paixão, uma história cultural ou é uma coisa mais gastronômica. Tem bares que são conhecidos pela comida, tem bares que são conhecidos porque são diferentes, porque estão há muito tempo naquela cidade, passaram de geração em geração, tem bar que tem mais de cem anos, por exemplo, em Belo Horizonte. É muito legal poder contar essa história como documentarista e também levar as pessoas a viajarem por esses bares, pela história do Brasil também”, pontuou Segtowick, que declarou ainda que o desejo é que a série seja exibida em outros lugares futuramente.
ESTILO DE VIDA
“Bar Brasil” será exibida por cerca de dois meses e promete deixar o público com água na boca. “O objetivo de uma série de estilo de vida, gastronomia ou de passeio é sempre dar vontade de ir nos lugares. Quem for assistir à série, vai ficar com vontade de experimentar os drinques, conhecer esses lugares. Aqui em Belém, a gente tem o Rubão, o Apoena, que é um bar de cultura, o Muamba, que é um bar de drinques, temos o Bar do Parque, que é o bar histórico daqui. O [historiador] Michel Pinho, por exemplo, contou sobre a história dessa região toda, que envolve o Theatro da Paz e o Bar do Parque. Aí a gente tem bar de vistas, por exemplo, um bar na Rocinha, no Rio; bar de praia, a gente tem em Salvador, no Rio, a gente tem Mosqueiro, que é nossa praia aqui próximo de Belém”, adiantou Segtowick.
O público também vai conhecer as histórias como a do cliente mais fiel e o garçom que sabe como atender as pessoas. O tema do primeiro episódio são os “wine bar”, que nada mais são que bares com foco na venda de vinhos. O público vai passear pelos estados de Pernambuco, Paraná e São Paulo. E no Pará, o Muamba Bar entra no episódio mostrando drinques que incorporam elementos amazônicos na composição.
“Um dos nossos objetivos também, como produtora, é produzir um audiovisual que não seja restrito somente ao Pará ou à região Norte, Amazônia. Mas poder produzir um conteúdo para um canal nacional, gravando em outros lugares. Acho que isso também é importante para a gente, provar que a gente tem competência e qualidade para entregar um produto nacional. É bem importante até para a nossa cena, o audiovisual paraense ter essa possibilidade, esse privilégio também”, disse o diretor.