Pará

Pará encerra vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (29)

A vacinação é o principal meio para evitar a coqueluche. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará
Campanha de imunização no aeroporto tem vários imunizantes disponíveis. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que a vacinação contra a Influenza na Região Norte será encerrada definitivamente nesta quinta-feira (29). A partir de sexta (1º), não haverá mais doses disponíveis nos postos de saúde.

Com a mobilização feita pela Sespa e Secretarias Municipais de Saúde, o Pará conseguiu chegar à cobertura vacinal de 37%, o que corresponde a 1.006.859 pessoas vacinadas, muito abaixo, ainda, do esperado, já que a meta é vacinar, pelo menos, 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

No entanto, de acordo com a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, muitas informações ainda faltam ser inseridas no sistema pelos municípios. “Os profissionais de saúde aplicam as doses e vão inserindo os dados no sistema gradativamente”, explicou.

“Mas quem não se vacinou ainda tem mais um dia de oportunidade para tomar a sua dose. Só procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa”, ressaltou Jaíra Ataíde.

A coordenadora estadual disse ainda que a vacina reduz o adoecimento, as complicações e os óbitos e decorrentes das infecções pelo vírus da influenza principalmente nos grupos prioritários. “Quanto mais pessoas vacinadas menos risco de adoecimento porque a vacina tem a capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus”, frisou.

A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode ser causada por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Prevenção

A vacina ofertada pelo SUS combate três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e ajuda a proteger as pessoas mais vulneráveis.
Além da vacina, é importante que a população adote as seguintes medidas preventivas:

• Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após o uso;
• Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;
• Usar álcool em gel no caso de não haver disponibilidade de água e sabão;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Realizar a limpeza e desinfecção de ambientes;
• Manter os ambientes ventilados;
• Evitar aglomerações (comuns no período chuvoso), locais fechados e mal ventilados e contato próximo com pessoas doentes;
• Usar máscara cirúrgica se estiver com síndrome gripal ou fizer parte dos grupos prioritários (imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades);
• Manter hidratação e alimentação saudável.