Entretenimento

Carnaval em Belém: 11 escolas do grupo especial vão desfilar

As agremiações terão 60 minutos para apresentar seus enredos na Aldeia Cabana para os jurados, selecionados por processo seletivo Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
As agremiações terão 60 minutos para apresentar seus enredos na Aldeia Cabana para os jurados, selecionados por processo seletivo Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Os desfiles das onze escolas de samba que integram o grupo especial de Belém ocorrem nesta sexta-feira, 1º de março, e no sábado, 2, a partir das 20h, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, integrando a programação do “Carnaval Belem de Todas as Cores 2024”, organizado pela Prefeitura de Belém em parceria com a Liga das Escolas de Samba Associadas de Belém (ESA).

As agremiações terão 60 minutos para apresentar seus enredos na Aldeia Cabana para os jurados, selecionados por processo seletivo, que irão avaliar as escolas de samba nos quesitos: casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, fantasia, comissão de frente, alegorias, harmonia, porta-estandarte, enredo, evolução e  samba-enredo.

Apuração 
A escola campeã do primeiro grupo do carnaval de Belém será conhecida no dia 6 de março, data de apuração das notas no auditório da Aldeia Cabana. Este ano três agremiações do primeiro grupo serão rebaixadas para o grupo de acesso e uma agremiação do segundo grupo subirá para o primeiro.

Aporte financeiro 
Para o carnaval de 2024 a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), organizadora do carnaval na cidade, garantiu um aporte financeiro de R$ 2.715.750,00 para ajudar as escolas de samba e blocos carnavalescos a colocar suas agremiações na avenida do samba.

Ordem de apresentações:

01/03 – Sexta-feira
Boêmios da Vila Famosa;
Os Colibris;
Deixa Falar;
Escola de Samba da Matinha; e
Embaixada de Samba Império Pedreirense.

02/03 – Sábado
Piratas da Batucada;
Quem São Eles;
Bole Bole;
Acadêmicos da Pedreira;
Rancho Não Posso Me Amofiná; e
Xodó da Nega.