Atualidades

NIVEA apoia o projeto Meninas Mães contra as Violências do UNICEF

NIVEA apoia o projeto Meninas Mães contra as Violências do UNICEF

A NIVEA, marca número 1 em cuidados com a pele, segue fortalecendo sua agenda de propósito Cuidado Além da Pele com parcerias inspiradoras. A marca é apoiadora do Projeto Meninas Mães contra as Violências, inciativa do UNICEF, em parceria com o Instituto Promundo. O projeto, desenvolvido em conjunto com 27 mães negras e indígenas de 15 a 25 anos, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Pernambuco, Amazonas e Bahia, visa abordar as complexidades associadas à gravidez na adolescência.

A gravidez na adolescência é um fenômeno diretamente influenciado por fatores socioculturais, econômicos, políticos e étnico-raciais, impactando significativamente a autoestima e a saúde mental das jovens mães. O projeto adotou uma metodologia diferenciada ao utilizar um grupo de WhatsApp como meio de interação online para as 27 participantes. O objetivo era criar um ambiente seguro para a troca de experiências e a construção de conhecimento sobre a vulnerabilidade das jovens mães, destacando questões como o racismo e as violências baseadas em gênero. Além disso, o grupo proporcionou um espaço para o desenvolvimento de habilidades que permitirão que essas mulheres alcancem seus sonhos e objetivos após a maternidade precoce.

“Ao criar um espaço seguro para o compartilhamento de suas vivências, vimos o quanto essas jovens participantes do projeto se fortalecem e ganham potencial para inspirar outras garotas”, afirma Ligia Annunziato, gerente executiva de Sustentabilidade e DE&I da Beiersdorf no Brasil. “Ao falarmos em primeira infância, é preciso olhar também para as diferentes formas de exercer a maternidade e todos os desafios atrelados a ela. É preciso discutirmos sobre a importância da parentalidade positiva, da rede de apoio e da prevenção e proteção contra todas as formas de violência que podem acometer a mãe e o bebê”, diz Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF Brasil.

Uma das jovens que participa do projeto, de 20 anos, mobilizadora social e mãe de um menino de 9 meses, compartilhou sua perspectiva sobre a participação no projeto: “Essas pautas são muito importantes, porque a gente consegue dar voz às nossas vivências como mães. Muitas vezes somos excluídas e essa visibilidade é muito importante para validarmos nossos sentimentos. A gente passa muito tempo pensando em família, trabalho, estudo, e a gente acaba se colocando como última prioridade. Então, o grupo foi um momento em que conseguimos pensar em nós e pudemos refletir sobre o que estava passando conosco”.

Ao longo de oito módulos, as participantes discutiram temas essenciais, incluindo Identidade, Raça e Racismo, Adolescências e Juventudes, Gênero, Dignidade Menstrual, Gestação, Olhando para Outras Maternidades e Criando a Minha Maternidade e Projeto de Vida.

#AgendaCidadeUNICEF

#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Para a iniciativa, o UNICEF conta com o apoio da NIVEA.

Ao apoiar o UNICEF, NIVEA reafirma seu compromisso com iniciativas que promovem a inclusão, a autoestima e o bem-estar, especialmente em comunidades vulneráveis.

Sobre a NIVEA    
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.   

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.  

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.

Créditos
Com informações da Approach
Foto: Eye for Ebony/Unsplash