Mauro Bonna

Com dívidas, Unimed Belém não descarta venda do Hospital Prime

Com dívidas, Unimed Belém não descarta venda do Hospital Prime

Prime
O imenso financiamento e os juros bancários pesam na conta da Unimed Belém. Por isso, a cooperativa colocou na mesa a possível venda do Hospital Prime, operação que continua gerando prejuízo. Há interessados.

Paz
A guerra permanente que agita o comando da Unimed Belém experimenta um período de trégua. Wilson Niwa curte uma fase de paz. Por enquanto, apenas uma Assembleia Geral Ordinária foi agendada para 27 de março, no Hangar.

Zoada ambiental do Greenpeace
O catamarã Witness de 22 metros, do Greenpeace, chegará nesta quarta a Belém, com seis ativistas a bordo. A embarcação ficará fundeada no Espaço Náutico, na Bernardo Sayão. A proposta é uma semana em Belém e outra em Macapá, fazendo barulho contra a pesquisa de petróleo na Margem Equatorial. Volta a Belém para um evento midiático, ainda em março. Se Deus quiser, não conseguirá nada além de matérias jornalísticas exóticas. Logo, deverá retornar a Amsterdã.

Na mosca e sem bola de cristal
Este espaço antecipou há muito: a Multisul, subsidiária da Construtora Pinheiro Sereni, venceu a licitação de 65 milhões de reais para a reforma do Ver-o-Peso. É o mesmo grupo que fez a reforma do Antônio Lemos e faz o retrofit do Mercado de São Bras. Só dá eles no município. E ainda, por 15 milhões de reais, promove uma “guaribada emergencial” nas praças Batista Campos e República. E aguarda, quietinho, a obra do parque linear no Canal São Joaquim.

Leitura sustentável
O LeR, startup 100% de compartilhamento de livros e plataforma de gestão de ensino, lança, este mês, um painel para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das instituições de ensino: a cada material digital que se lê, ao invés de consumir papel, ele mostra o quanto de dinheiro se economizou em impressão; o quanto de água e energia foram poupadas e quantas árvores foram preservadas.

Alter
Não só o chef Alex Atala entrou na hotelaria, o paraense chef Saulo Jennings entrou para ficar. Além da Casa do Saulo Bangalôs, já consolidada, agora comprou o tradicional Beloalter Hotel, na Vila de Alter do Chão, com 30 apartamentos. Promete uma reforma caprichada.

Zara
Os espanhóis continuam negociando com o Grupo Allos a chegada da marca Zara ao mix do shopping da Doca.

Cultura
A Petrobras retomou o seu edital de patrocínio cultural, com aporte recorde de 250 milhões de reais.

Cruzeiro
No dia 14 de março, o navio de expedição Hanseatic jogará âncora ao largo de Icoaraci. Nesta escala, trocará 250 passageiros. Imagine as malas desses turistas circulando pelo trapiche molhado do Distrito?

Santarém
Está sendo restaurada a fachada do Solar do Barão de Santarém. O centenário prédio pertence a Vânia e Donaldo Pereira, dois herdeiros do saudoso empresário Joaquim Pereira. O restauro tem a assinatura do arquiteto Dilson Quaresma.

Hospedagem
A coordenação da COP estuda a utilização de andares nos estacionamentos dos shoppings, equipados com contêiners refrigerados para servirem de hospedagem, durante o evento.

MP
Helder fará a conferência de abertura e Hana a de encerramento. Será na Estação, nos dias 7 e 8 de março, a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. A COP será o tema do evento.

Argumento
Nesta segunda, no Argumento: o engenheiro e ex-senador Fernando Flexa Ribeiro, presidente da Gás do Pará; e o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr. Às 22h30, na RBA

Procuradores
Existem 106 cargos vagos no MP do Pará. Agora serão nomeados 65 novos procuradores. Os 16 municípios do Marajó passarão a ser atendidos.

Oca
No estilo de uma oca, será construída a sede do Ministério Público em Jacareacanga, município com população predominantemente indígena.

Profissional
A UFPA vai iniciar, em Belém, um doutorado profissional em Ciências e Meio Ambiente; e um mestrado profissional em Música.

Icoaraci
Vai se chamar “Professor Amintas Pinheiro” a escola de tempo integral que surgirá em Icoaraci, no antigo prédio da Esmac, desapropriado pelo Estado. Com Ensino Fundamental e Médio.

Cor
O belo prédio da Codem, em plena Avenida Nazaré, clama por uma revitalização cromática. O atual visual é de abandono.

Prêmio
A Associação Comercial do Pará outorgará à Marmobraz o Prêmio J. Dias Paes. Destaca empresas que contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado.

Bragança
O Procurador Geral de Justiça César Mattar Jr. e família curtem, este final de semana, a linda Bragança, como hóspedes do Vitória Charme.

Tamandaré
OCC e B.A. Meio Ambiente foram habilitadas na licitação da SEOP para a construção do parque linear do canal da Tamandaré. Investimento de 160 milhões de reais.

Finama
Pelo quarto ano consecutivo, as Faculdades Finama esgotam as vagas dos cursos de Odontologia, Direito e Enfermagem no início do ano. Novas vagas somente em 2025.

Gás
Gás do Pará S.A, atualmente presidida por Fernando Flexa Ribeiro, é uma empresa de economia mista, com 51% das ações ordinárias pertencentes ao Estado do Pará e 49% à empresa privada baiana Termogás. Fundada em 2006, estava em estado latente. É a concessionária exclusiva da distribuição de gás em todo o Pará, uma espécie de Equatorial do gás.

Terminal
Nesta quarta, Helder inaugura o Celba 1, o terminal da New Fortress Energy, em Vila do Conde. Nele, já está aportado o FSRU, sigla em inglês de Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseficação. É um navio cisterna e usina que ficará aportado por 25 anos. Ele veio da Jamaica trazendo 160 mil litros de gás natural liquefeito.

Usina
No final do ano que vem, a New Fortress Energy inaugura uma usina termoelétrica, em Barcarena, com capacidade de 630 MW.

Investimento
A Hydro Alunorte e a termoelétrica Celba 2 viabilizaram o investimento de 450 milhões de dólares do BNDES e da norte-americana New Fortress Energy.

Gasoduto
Os primeiros gasodutos da Gás do Pará já foram construídos, em Barcarena, para levar gás natural para a Hydro Alunorte e demais indústrias no Distrito Industrial.

Veicular
A Gás do Pará garante, para o final de 2025, a distribuição no Pará do GNV- gás natural veicular, cerca de 20% mais barato que a gasolina.

Consumo
O navio cisterna armazena 96 milhões de metros cúbicos de gás natural. O consumo da Hydro Alunorte será de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia. Já o da termoelétrica Celba 2, de 2,5 milhões de metros cúbicos por dia.

Distribuição
Com exceção de Acre, Roraima e Tocantins todos os demais estados possuem distribuidoras de gás, embora algumas inoperantes. O Pará entrou na lista de 24 distribuidoras de gás em plena operação.

Indústria
A distribuição de gás natural atrai indústrias. Muitas, tipo indústria de fertilizante, vidro e porcelanato, só se instalam onde o produto está devidamente disponível.

Hidroviário
O Terminal Hidroviário de Belém permanece sem ar condicionado e com apenas um berço funcionando. Congestionamento total.

Bluefit
A quarta unidade da rede de academias Bluefit abrirá no próximo dia 10 de março, no 3º piso do Formosa-Augusto Montenegro. São 1.600 metros quadrados com 120 máquinas. A quinta unidade será na Alcindo Cacela, entre Governador e Magalhães Barata.

Prazer
Na elegante comemoração dos 25 anos de sua concorrida banca de advocacia, Roberto Xerfan lançou o livro “Advogar é um Prazer”. Uma biografia de seu ofício.

Decoração
Utillita é a mais nova integrante do GMaisplus, grupo que reúne lojas e profissionais de arquitetura e decoração.

Tennis
O paraense Rafael Sales, CEO do Grupo Allos, é o único cadeirante entre os CEOs de grandes empresas abertas brasileiras – ele ficou tetraplégico em 2018, após acidente durante treino de jiu-jítsu. Sales está à frente do patrocínio do Allos ao Wheelchair Tennis Elite. Torneio que reúne alguns dos maiores tenistas cadeirantes do mundo, dentro da programação do Rio Open.

Eventos
O Grupo Allos iniciará, este ano, investimentos no setor de eventos na antiga área da Phebo. Aliás, a estratégica área aguarda a aprovação de um megaprojeto que inclui torre de escritório e hotel.

Fiscais
A confirmação de procuradores de todos os estados é maciça para o XI Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais que acontecerá em Belém, no período de 29 de abril a 1º de maio.

Shopping
Novas tendências nos shoppings. Crescimento no segmento de restaurantes, que fazem as pessoas demorarem mais nos empreendimentos. Tratamentos de estética, serviços médicos e academias. Direção mais voltada ao entretenimento, lazer e experiências, do que compras mais esporádicas, de tíquete mais elevado. Isso aumenta a frequência.

Espaço
Inaugura, agora em março, em Balneário Camboriú (SC), o maior parque temático da NASA fora dos EUA. Denominado Space Adventure, custou 30 milhões de reais e contará com 300 artefatos originais da agência espacial americana.

Capacitação
A Pará Eventos realizará uma imersão, com foco na COP30, para as empresas e profissionais de eventos e entretenimento do Pará, com o objetivo de capacitar ainda mais o setor.

Calendário
No segundo semestre, a Pará Eventos lançará o Anuário do segmento, mapeando o calendário de eventos, histórias e profissionais de excelência.

Odonto
No dia 8 de abril, no Quinta de Pedras, em Belém, haverá o lançamento e divulgação do 3° COTA (Congresso de Odontologia do Tapajós) e o 1° CIOTA (Congresso Internacional de Odontologia do Tapajós). Ambos ocorrerão em outubro, em Santarém.

Reduto
O Reduto das Carnes da Fazenda Carioca estará, em breve, incluindo frutos do mar e bacalhau congelados em seu disputado portfólio.

Quality
O empresário Márcio Bellesi promove sofisticado jantar nesta quinta, no Grand Mercure, para comemorar a entrega do Complexo Porto Quality, na Governador. São duas torres, um hospital completo com 140 leitos e 200 consultórios médicos, além de um mall com 31 lojas e estacionamento com 300 vagas rotativas.

EM ALTA
Voo
A Azul só voava de Belém para Viracopos, em Campinas. Agora, vai pousar em Guarulhos. Concorrência boa.

Progresso
A Prefeitura de Novo Progresso vai instalar sistema de balizamento que permitirá operações noturnas no aeródromo do município.

Caeté
O prefeito Raimundo Oliveira pediu o apoio de Helder para reativar o aeródromo de Bragança. Há euforia no município.

EM BAIXA
Esgoto
O IBGE registra 49 milhões de brasileiros sem esgoto adequado e 4,8 milhões sem água encanada.

Banheiro
Sanitário simples e até buraco ainda são soluções para 2,4 milhões sem banheiro no Brasil, diz IBGE.

Pobreza
Melgaço e Bagre, no Pará, estão entre os 10 municípios brasileiros que possuem mais residências sem banheiro. Fonte: Censo IBGE.