Wal Sarges
Belém recebe “Elas Brilham”, espetáculo musical que traz artistas da cena nacional que se apresentam no palco do Theatro da Paz nos dias 8, 9 e 10 de março deste ano. A turnê passou por Rio de Janeiro e São Paulo com sucesso de público e depois da capital paraense, percorrerá Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Campinas, Santos, Porto Alegre e Petrópolis, até junho.
O espetáculo conta a história de grandes mulheres desde a “Era de Ouro” do rádio brasileiro, passando por gêneros como MPB, samba, jazz, rock e blues, até chegarem aos dias atuais com o pop de Anitta, Iza e Beyoncé. Tudo com recortes tecnológicos de recursos audiovisuais de cada época. As mulheres homenageadas são cantoras, escritoras, cientistas, atrizes, pintoras, professoras, donas de casa.
“Elas Brilham” é uma criação de Frederico Reder e Marcos Nauer, que são responsáveis por sucessos do teatro musical tais como “60: Década de Arromba”; “70: Década do Divino Maravilhoso” e “80: A Década do Vale Tudo”. O roteirista do espetáculo, Marcos Nauer, conta que o projeto de circulação previa apresentações pelas principais capitais do país, detentoras de grandes circuitos de arte. Belém foi uma das escolhidas por esse motivo. “Vai ser uma alegria imensa apresentar esse espetáculo superemocionante, forte, intenso, mas ao mesmo tempo divertido, com sete grandes atrizes do teatro musical brasileiro, e com um repertório que todo mundo sabe cantar e com que todo mundo vai se emocionar bastante. Estamos superanimados, inclusive de pisar pela primeira vez no Theatro da Paz. A expectativa é muito grande. Eu tenho certeza que a população de Belém vai adorar o espetáculo”, garante.
No elenco, estão atrizes de renome, como Sabrina Korgut, Ivanna Domenyco, Jullie, Débora Pinheiro, Diva Menner e Rosana Chayin, que dão vida a canções emblemáticas, e interpretam do jazz ao funk, trilhando a trajetória de personalidades femininas na música mundial.
DOC MUSICAL
A produção faz parte de um novo gênero teatral em que a dupla de criadores têm investido, chamado de “doc musical”, um estilo que mescla linguagens de documentário, teatro e música, para contar grandes acontecimentos ao longo da história da humanidade. “Nós misturamos ferramentas do teatro musical, a música, a coreografia, a direção musical, o glamour, a sofisticação e o brilho de um grande espetáculo, de um grande show, com o lado documental. Tudo o que está em cena é baseado em contextos históricos dos períodos retratados. A gente reuniu fotos, vídeos e imagens reais, principalmente os fatos históricos”, explica o roteirista e pesquisador.
A história foi escrita pelas próprias mulheres homenageadas, ressalta Marcos Nauer. “Um doc musical não é ficcional, nós não escrevemos nenhuma história e nenhum personagem, tudo o que está em cena de fato aconteceu. Portanto, o roteiro é mais das centenas de mulheres homenageadas do que nosso. A gente mostra os lançamentos musicais, as vidas e as lutas delas, e dosamos com arte dramática em cena para conduzir o show, para que ele se tornasse um grande espetáculo. Por isso gera tanta identificação com o público”, detalha Marcos Nauer.
Com uma carreira consolidada no teatro musical, a atriz Sabrina Korgut atua ainda como cantora, bailarina e dubladora, sendo conhecida por sua participação no filme da Disney “Hércules” (1997), dublando a personagem Terpsícore. Será a primeira vez que ela vem a Belém e diz que está ansiosa para conhecer a capital paraense e pisar no suntuoso Theatro da Paz.
“Estou muito animada com essa possibilidade de poder conhecer mais uma região do nosso ‘Brasilzão’, que não conheço nada da região Norte. Mas sou uma admiradora da rica cultura de Belém e toda a sua tradição. Sempre tive vontade de conhecer e agora poderei visitar a cidade e ainda levando um pouco do meu trabalho, é um casamento perfeito.