Pará

Totens de segurança pública são entregues em Altamira

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 23, oito totens de segurança pública instalados no município de Altamira. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 23, oito totens de segurança pública instalados no município de Altamira. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Para fortalecer e descentralizar os investimentos e ações em segurança pública no Pará, o Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 23, oito totens de segurança pública instalados no município de Altamira, sudoeste paraense.

A iniciativa faz parte do projeto “Cidades Inteligentes”, que fortalece a parceria com os municípios, a fim de potencializar as ações preventivas de segurança, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial. O lançamento do equipamento foi feito pelo governador Helder Barbalho, junto a vice-governadora Hana Ghassan, no totem instalado na Avenida João Rodrigues com a Av. Jader Barbalho.

O governador Helder Barbalho afirmou a importância da implantação de novas estratégias de tecnologia com inteligência artificial para auxiliar nas ações de segurança no Pará, sendo 50 equipamentos já instalados em localidades do Estado como Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá e Altamira.

“São, portanto, cinco municípios que inicialmente estão recebendo estes totens. Aqui, são oito locais de Altamira que estão sendo contemplados. Este equipamento possui câmera 360º, além de outras câmeras que ficam permanentemente fazendo o monitoramento, [além de] inteligência artificial em que há, a partir do monitoramento de câmeras, a identificação facial e, caso a pessoa esteja no sistema de procura do sistema penal, imediatamente é acionado o Ciop para que seja feita a recaptura. Da mesma forma, também é integrado com o Departamento de Trânsito do Estado, para que se a placa estiver acusando ser um carro roubado, furtado ou que tenha qualquer tipo de pendências com a Justiça ou com o sistema de segurança, também é acionado o sistema de segurança. Aqui, o cidadão pode acionar a partir deste botão, diretamente, o 190 e fazer a solicitação, a demanda, o pedido de socorro ou pedido de apoio para o sistema do Ciop”, explicou Helder Barbalho.

O chefe do executivo estadual acrescentou ainda sobre as demais funcionalidades, e reforçou a importância de evitar usar o totem para trotes.

“Também pode ser emitido sinais de informações para a sociedade. Então, por exemplo, aqui tem um centro de convenções de Altamira, no momento que estiver havendo uma feira e quiser ter um informe permanente, o sistema será acionado com uma mensagem gravada para que se possa orientar as pessoas com qualquer tipo de mensagem, uma campanha de vacinação, qualquer tipo de informação em que se possa utilizar esse equipamento. Nesse momento, são 50 equipamentos como esses já instalados no Estado e logo em seguida, nós estaremos ampliando para mais 50 equipamentos e, com isto, contemplando outras localidades”, afirmou.