Pará

Veja como vão funcionar os totens de segurança no Pará

Os totens existem em outros estados e têm sido fundamentais no combate ao crime e atendimento rápido aos cidadãos. 
Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Os totens existem em outros estados e têm sido fundamentais no combate ao crime e atendimento rápido aos cidadãos. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O Governo do Pará entrega nesta quarta-feira, 21, os totens de videomonitoramento da segurança pública. Serão 50 equipamentos distribuídos na cidade de Belém, além das cidades de Ananindeua (Região Metropolitana), Altamira, Marabá e Santarém. Segundo o governo do Estado, a iniciativa integra o projeto “Cidades Inteligentes”, fortalecendo a parceria com os municípios, com o principal objetivo de potencializar as ações preventivas de segurança pública, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de inteligência artificial.

Os totens estão instalados em pontos estratégicos das cidades contempladas conjugando os critérios de maior visibilidade e circulação pública, para garantir mais agilidade nos chamados das ocorrências de urgência e emergência, além de facilitar a circulação de informações estratégicas para a área onde o equipamento está instalado.

Os equipamentos estão distribuídos da seguinte forma: 14 totens em Belém, 12 em Ananindeua, e mais 24 entre os municípios de Marabá, Altamira e Santarém, totalizando o investimento de R$9.399.456,00 por ano com a prestação de serviços.

O equipamento trabalha a visibilidade como recurso preventivo de segurança pública em pontos estratégicos, previamente selecionados, atendendo a necessidade da região. Ele pode ainda emitir alertas sonoros em situações emergenciais, permitindo à população contato direto com o Centro de Operações da Segup (Ciop).

O ato de lançamento será presidido pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com os demais gestores da segurança pública do Pará.

Os totens existem em outros estados e têm sido fundamentais no combate ao crime e atendimento rápido aos cidadãos.

Cada totem de segurança tem câmeras de alta resolução, garantindo cobertura de 360º em imagens, e um botão de emergência com comunicação direta com uma central. O botão pode ser acionado por qualquer pessoa. Geralmente, a câmera para atendimento dispõe de sensores de abertura que emitem alerta sonoro em caso de arrombamento. O totem também conta com um giroflex azul instalado na parte superior da torre, que muda seu estado de acesso para piscante assim que o botão é acionado.