Tylon Maués
Com a vitória do Remo de 3 a 1 sobre o Tapajós, na última quarta-feira, o Campeonato Paraense voltou a ter todos os participantes com a mesma quantidade de jogos, cinco cada um. Faltando três rodadas para o fim da primeira fase, alguns clubes já estão praticamente garantidos, enquanto outros buscam a classificação, ao passo que os últimos colocados tentam a todo custo fugir do rebaixamento. A sexta rodada do Parazão, inclusive, começa hoje à noite com Águia e Caeté, às 20 horas, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá.
Os demais jogos da rodada são Tuna x Canaã, Bragantino x Santa Rosa, Cametá x Paysandu e Tapajós x Castanhal, todos neste domingo, dia 18. Remo x São Francisco fecha a rodada no dia 28 de fevereiro, quarta-feira, pois o time azulino joga na próxima terça-feira, 20, diante do Porto Velho-RO, pela disputa da Copa do Brasil.
Pelos investimentos feitos e pela posição que ocupam no futebol paraense, Paysandu e Clube do Remo lideram a competição com as melhores defesas e ataques. O Leão Azul marcou onze vezes e lidera a artilharia, com um gol a mais que a Tuna Luso, seguido do Papão com sete. O time bicolor tem a melhor defesa com apenas um gol sofrido, seguido de perto do Santa Rosa, que levou somente três, e do Remo, com quatro. O bicolor Nicolas e o cruzmaltino Chula são os artilheiros, cada um com cinco gols.
Os três clubes da capital são aqueles que podem garantir a vaga antecipada à próxima fase da competição se vencerem seus compromissos e Santa Rosa e Tapajós perderem seus jogos.
No quesito pior defesa, dois clubes “lideram” como os mais vazados. Castanhal e Canaã, o último e o penúltimo colocados, respectivamente, possuem as piores defesas com nove gols sofridos. Já o pior ataque do Parazão é do dono da segunda melhor defesa, o Santa Rosa, com apenas dois gols marcados.
Os oito primeiros na tabela da classificação geral garantem vaga na fase de quartas de final do campeonato, com o primeiro colocado enfrentando o oitavo, o segundo pegando o sétimo, o terceiro encarando o sexto e o quarto jogando contra o quinto. Os dois últimos colocados são rebaixados. Hoje, esses confrontos seriam: Paysandu x Santa Rosa, Remo x Águia, Tuna x Cametá e Caeté x Bragantino, o “Clássico da Farinha”.
Quanto à parte de baixo da tabela, o mais ameaçado é o Castanhal. Com apenas dois pontos, o lanterna da competição tem que vencer os três compromissos restantes para não depender de ninguém. A diretoria do Japiim demitiu Wilton Bezerra e contratou o técnico Emerson Almeida, além dos atacantes João Gabriel e Danúbio, que estrearão neste domingo diante do Tapajós, para tentar se salvar. Canaã e São Francisco são os outros seriamente ameaçados.