JR Avelar
Desde a confirmação do latrocínio que foi vítima o soldado Lucas Aracati assassinado, no Trevo de Peteca, em Barcarena, as forças de segurança do Estado assumiram a caçada aos criminosos que foram filmados por câmeras de segurança e com o veículo localizado entrou o trabalho de perícia com evidências que passaram a ajudar na identificação do bando.
Nesta terça-feira (13) as guarnições das viaturas 9820, 1407 e 1411 do 14º Batalhão de vila dos Cabanos sob o comando do tenente coronel Maurício se dirigiram a uma área do bairro Zita Cunha, a qual é conhecida por ser “zona vermelha”.
Logo na entrada do bairro Zita Cunha na rua da Balsa foi avistado Lucas Nazaré Campos da Silva, conhecido como “Sapo” o qual apresentava diversas passagens por roubo, tráfico de drogas e receptação sendo este já conhecido da polícia e estava na companhia de outro suspeito posteriormente identificado como Marcos Telles Costa, que tinha passagem por roubo na comarca de Abaetetuba.
Logo que avistaram a guarnição, os suspeitos saíram correndo e atiraram contra a guarnição policial, tentando adentrar em uma residência no local, sendo que a guarnição foi ao seu encalço e efetuou disparos para revidar a injusta agressão.
Após o confronto, os armamentos um revólver calibre 38, uma espingarda de fabricação caseira com três munições calibre 36 não deflagradas e cinco munições calibre 38, sendo duas deflagradas e três intactas foram encontradas junto com os suspeitos.
Feridos eles foram encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento de Vila dos Cabanos, mas não resistiram aos ferimentos e evoluíram a óbito. Foi constatado que Lucas Nazaré Campos da Silva estava evadido do sistema penitenciário, e tinha rompido a tornozeleira, enquanto Marcos Telles Costa estava utilizando uma tornozeleira eletrônica.
Terceira intervenção
Em continuidade das diligências em busca dos autores do atentado contra o soldado Aracati, as guarnições da 1ª Companhia e da vila do Conde tomaram conhecimento que Vinícius Sales de Sena conhecido como “Babidi” estivera no local do atentado por volta das 02h40min e voltado pôr as 04:00h.
Na posse dessas informações e sabedores que o suspeito era contumaz na prática de delitos na área de Vila do Conde e que este estaria escondido na localidade Canaã no ramal Ponta da Montanha periferia da vila do Conde.
As guarnições se deslocaram para o local em busca do suspeito e ao chegar o homem ao avistar as guarnições correu e efetuou disparos contra os policiais que imediatamente revidaram a injusta agressão criminosa.
Cessado o confronto foi encontrado Vinícius Sales de Sena, o “Babidi”, no chão e ao lado uma pistola Glock G25, calibre 380 com dez munições intactas e dois cartuchos deflagrados.
Os militares informaram que tentado contato com os bombeiros, porém sem sucesso e diante dos fatos os policiais prestaram socorro ao ferido deslocando para Upa de Vila dos Cabanos, onde posteriormente foi constatado o óbito e o fato registrado como intervenção policial seguida de morte.