Pará

Vigia ferve com o carnaval mais irreverente do Pará; vídeo

Em Vigia, a irreverência pede passagem. Foto: Irene Almeida
Em Vigia, a irreverência pede passagem. Foto: Irene Almeida

No município de Vigia, os blocos de rua arrastam milhares de foliões pelas ruas da cidade na tarde desta segunda-feira, 12. Todos fazendo a festa nos blocos das virgienses e dos Cabraçurdos. Neste ano, o bloco das “virgienses” completa 39 anos de folia, no qual os homens se vestem de mulheres.

Vigia se rende ao Carnaval. Créditos: Ana Laura Costa

“Esse é o grande diferencial do bloco, foi nessa inserção da segunda que nós mudamos o conceito do carnaval no nordeste paraense. Até aquele ano de 1985, não tinha nada na segunda de carnaval, porque o forte eram os bailes e a segunda ficava sem nada, aí a reunião de amigos vestidos de mulher virou tradição. A segunda-feira de carnaval é o ápice do Carnaval na cidade, é nesse dia que a cidade triplica sua população, gera renda e fomenta a economia em todos os sentidos”, diz Thiago Palheta, presidente do bloco Virgienses. Esse ano o bloco levará para a avenida o tema: “A Tradição do Carnaval, é na Vigia!”. Em 2023, o bloco na segunda de carnaval reuniu cerca de 30 mil pessoas.

Já no bloco dos “Cabraçurdos” são as mulheres que se vestem de homem. O tradicional bloco já tem 31 anos de tradição, reunindo cerca de 10 mil mulheres. A diversão entre os dois blocos é garantida pelo Corredor da Folia, que contará com atrações nacionais e bandas regionais. A novidade deste ano é que a Prefeitura de Vigia, através da Secretaria de Cultura, promoverá um concurso que irá escolher as melhores fantasias.

Foto: Irene Almeida