Entretenimento

Maratona de blocos vai arrastar 60 mil foliões em Abaetetuba

Emanuelle Araújo é uma das atrações em Abaetetuba
Emanuelle Araújo é uma das atrações em Abaetetuba

Da Redação

Cerca de 60 mil pessoas são esperadas nos eventos do carnaval de Abaetetuba, no nordeste do Pará, de acordo com a estimativa da prefeitura do município. A programação inicia nesta sexta-feira, 9, e segue até a terça-feira gorda de Carnaval, 13, sempre das 18h às 4h. Dividida entre o Corredor da Folia montado na avenida D. Pedro II e o Carnabeja na Vila de Beja, a festa recebe artistas de expressão nacional, como o ex-Terra Samba Reinaldo, Emanuelle Araújo e a sertaneja Naiara Azevedo.

Na programação montada pela prefeitura, a sexta tem desfile de Rei Momo, os blocos Muleke Doido e Rock das Equipes, shows de Reinaldo e Gabriel Xavier e ainda um Baile Gala Gay. No sábado, enquanto a Vila de Beja recebe as bandas Deixa em Off, Magníficos e Jeito Inocente, o Corredor da Folia terá o desfile dos blocos a partir das 18h30, com Power Dance na Folia, Pé na Cova, Hot Folia, Fut Resenha, Canarinho, Me Namora, Arrocha na Folia, Taça de Prata, e ainda as pipocas com as bandas Marretada e Fruta Quente.

No domingo, a festa começa cedo, às 6h, com o Bloco Galo da Madrugada, e segue com a Queimada das Loucas, e a Pipoca Kids com banda Patrulha Colorê. A partir das 18h, são os blocos que tomam a avenida. São mais de 20 blocos, como Me Leva, Hot Folia, Me Namora e Os Piratas, além dos cantores Mariza Black e Marcelo Aguiar puxando a Pipoca da Prefeitura. Em Beja, vai ser dia de arrastão de carnaval.

A segunda-feira também será marcada pela maratona dos blocos, com os artistas Allanzinho, Virtudão, The Five e ainda com o cantor e compositor baiano Tierry. E na terça-feira gorda, entre as atrações estão Viviane Batidão e Naiara Azevedo.

HOT FOLIA

Com foco no axé da Bahia, o bloco Hot Folia é um dos destaques do carnaval abaetetubense, no sábado e domingo, contemplando também os amantes do pagode e do sertanejo. Destacam-se as participações da ex-Banda Eva Emanuelle Araújo, a ex-Timbalada Patrícia Gomes, Rebeca Lindsay, FB Mania, Mizerê, Erick Pirô e William César e Christiano.

A expectativa da organização do bloco é reunir seis mil brincantes, entre a programação no trio elétrico e camarote. “Nós estamos com uma área de camarote de 80 metros de frente, com capacidade para 3 mil pessoas. Estamos com uma projeção para reunir duas mil pessoas na avenida. No camarote tem duas praças de alimentação, área de descanso, além de equipes de segurança e bombeiros civis”, detalha Jamille Nobre Batista, fundadora do bloco, ao lado do marido, Carlos Batista.

Criado em 2017, no primeiro ano, o Hot Folia reuniu 500 pessoas. “A partir de 2018, visando o crescimento do carnaval em Abaetetuba, porque nós temos aqui blocos que têm mais de 25 anos de tradição, a gente sentiu a necessidade de inovar. Então, já entramos com o projeto de Trio Elétrico, além do espaço para o camarote, com muito axé raiz”, diz Jamille.

Fenômeno paraense durante a década de 1990, a banda FB Mania faz parte do lineup do Hot Folia. Pelo Instagram, o vocalista Bruno Maia convidou os fãs para participarem da festa. “Sábado de carnaval chegando e a ansiedade está a mil. Estaremos em Abaetetuba, agitando toda a galera do Hot Folia, junto com a minha amiga Patrícia Gomes, diretamente da Bahia”, antecipou. A banda tem agenda intensa nesses dias de Carnaval, como no Carnamoju, o Carnarimbó de Marapanim, o Urumajó Folia de Augusto Corrêa, Tracuá Folia em Tracuateua, e o carnaval do Caeté, em Bragança.

Pela primeira vez, o cantor Erick Pirô é outra atração do Hot Folia. Ele diz que está muito animado para curtir o carnaval em Abaetetuba. “A minha expectativa é a melhor possível. A galera de Abaetetuba é sensacional. É a primeira vez no Hot Folia, no camarote, só tenho ótimas referências do bloco. Para gente é muito bom, porque Abaetetuba possui um dos maiores carnavais do estado. Participar dele é como estar em uma vitrine”, diz o cantor que ainda se apresentará em São Miguel do Guamá, Benevides, Tracuateua, Vigia e Moju.

Ele diz que é preciso muito pique para lidar com tantos eventos. “A gente precisa sempre resguardar a voz porque são dias intensos, e precisa de muita hidratação, descanso e sono. No repertório, a gente faz aquele ligado nos 220 volts sempre, com muito axé, suingueira e muitas músicas atuais, de coreografias, TikTok, o que todo mundo está ouvindo”, diz.

*Com Wal Sarges