Pará

Carnaval: 'Bloco da Segurança' ganha reforço de 2,2 mil agentes no Pará

Milhares de policiais foram destacados para a segurança em 70 cidades durante o carnaval. Foto: Ag. Pará
Milhares de policiais foram destacados para a segurança em 70 cidades durante o carnaval. Foto: Ag. Pará

Nesta quarta-feira (07), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com demais órgão de segurança do Pará, vão iniciar os trabalhos da “Operação Carnaval 2024”. O objetivo é garantir maior tranquilidade aos foliões e brincantes que se deslocam para aproveitar o feriado prolongado de carnaval em diversas localidades do Estado. Ao todo, 2.200 agentes públicos farão o reforço da segurança em cerca de 70 localidades paraenses.

Entre as localidades  estão Salinópolis, Bragança, Barcarena, Cotijuba, Marabá, Parauapebas, Marapanim, Algodoal, Vigia, Colares, Tucuruí, Cametá, Porto de Moz, além da Região Metropolitana de Belém e dos distritos de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e a ilha do Combu, que também receberão reforço no policiamento. 

A operação começa na próxima sexta-feira (09) e segue até a quarta-feira de cinzas (14), com medidas ostensivas e preventivas, além de fiscalizações e orientações que serão realizadas durante o período do feriado prolongado. Segundo o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o reforço no efetivo, nas 70 localidades paraenses, não compromete as ações policiais da Capital, que também terá efetivo garantido para garantir um carnaval mais seguro.

“A operação acontece em 70 localidades, sendo que temos municípios que possuem mais de uma localidade que irão receber esse reforço. Mas são aqueles que rotineiramente e historicamente já recebem o maior fluxo de pessoas no período do carnaval, entre eles Cametá, Vigia, Bragança, Curuçá e outras cidades que também têm um carnaval muito movimentado e receberão esse reforço de efetivos, cerca de 2.200 agentes de segurança pública em reforço, além do efetivo ordinário que já está na localidade”, explica. 

Uma das novidades deste ano é a questão das ações de combate aos crimes contra grupos vulneráveis.

“Nós estamos intensificando as ações de combate à importunação sexual e também à violência sexual contra grupos vulneráveis de modo geral, não só a questão das mulheres, mas também a questão de crianças e adolescentes. A gente sabe que infelizmente no período do carnaval a gente tem uma ocorrência maior da importunação sexual. Por conta disso, vamos estar com campanhas de conscientização e orientando as pessoas que “Não é não” e ao mesmo tempo coibindo qualquer tipo de ação que porventura venha ocorrer em qualquer ponto do estado”, esclarece. 

O Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social pontuou que o Detran em conjunto com órgãos municipais de trânsito em alguns municípios e também com a Polícia Rodoviária Federal já planejou uma logística para minorar o fluxo de trânsito, já que muitas pessoas saem e retornam após os carnavais das grandes cidades.

Ualame Machado menciona que ações prévias em relação a flagrantes e combate ao tráfico de drogas já estão ocorrendo pelo Estado.

Ualame Machado, titular da Segup, detalha plano de ação para o carnaval 2024. Foto: Celso Rodrigues

“Algumas situações demandam um emprego de efetivo bem antes, a exemplo do combate ao tráfico de drogas. A gente sabe que a droga que possivelmente pode circular no carnaval, ela chega semanas antes ao local. E a gente intensificou essa ação, tanto que foram várias apreensões nesta última semana, grandes partidas de droga, droga em grande escala, em menor escala, mas várias apreensões ocorridas no estado, em vários pontos do estado, demonstrando que a gente realmente estava atento a isso, para que nós pudéssemos fazer uma ação investigativa, preventiva, para que as pessoas possam aproveitar o período de carnaval com tranquilidade”, avalia. 

Para garantir dar ainda mais segurança, a ação contará ainda com a  presença das forças de segurança integradas que receberá o apoio logístico de Centros Integrados de Controle e Comando (CICC), que estarão instalados em Cametá, com o CICC – Móvel, e ainda uma base integrada da Guarda Municipal de Belém, instalada no Distrito de Mosqueiro. Ambos serão ativados a partir da sexta-feira (09).

Em Mosqueiro, o CICC funcionará no Caramanchão, próximo à Praia do Chapéu Virado. Já em Cametá, a unidade móvel ficará em frente à Prefeitura Municipal. Ambos os Centros contarão com videomonitoramento diuturnamente, em tempo real, para auxílio às forças de segurança atuantes nas duas localidades. E também contarão com equipes da Polícia Civil do Estado, encarregadas pela prestação do serviço de registro de ocorrência. Visando garantir uma maior segurança aos turistas, e também maior celeridade no atendimento das ocorrências.