Com início marcado ainda nos primeiros dias de janeiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior – que mais uma vez terá a presença de 128 clubes participantes – sempre é cercada de grande expectativa pelos mais de três mil jogadores que buscam realizar seus sonhos no mundo da bola. No Pará, isso não é diferente. Grande celeiro de craques, o estado novamente estará presente na disputa e busca aumentar o número de representantes.
Para a temporada de 2023, já está definido que Clube do Remo e Parauapebas (campeão e vice do Campeonato Paraense sub 20, disputado em 2021), serão os representantes estaduais no maior torneio de futebol de base na América do Sul. No entanto, a Federação Paraense de Futebol tem tentado junto a Federação Paulista de Futebol (organizadora da disputa), uma terceira vaga estadual.
Procurado pela reportagem do DOL, o presidente da entidade estadual, Ricardo Gluck Paul, afirmou que as tratativas estão sendo realizadas e, caso tudo seja acertado, o General da Vila (finalista com o Clube do Remo, na edição estadual de 2022), será o terceiro representante do estado do Pará. “Sim, estamos lutando para isso acontecer. A ideia é ter a vaga já em 2023 e seguir assim para os próximos anos”, afirmou.
Caso a tentativa não seja concretizada, o Pinheirense ao lado do próprio Clube do Remo, irão representar o Pará apenas na Copa São Paulo do ano de 2024. “Devemos definir isso em um congresso (técnico) com os clubes. Temos algumas ideias nesse sentido”, finalizou o mandatário da FPF. Vale lembrar que na disputa pelo título da categoria, o Leão venceu o General por 2 x 0, no duelo de ida da decisão.