No próximo domingo, o clássico entre Clube do Remo e Paysandu, válido pelo Parazão 2024, terá a presença do VAR – Árbitro de Vídeo Assistente com arbitragem 100% paraense em campo e na cabine do VAR. A confirmação foi dada pela Federação Paraense de Futebol (FPF) na noite desta terça-feira, 30.
“Estou muito entusiasmado com o momento que a arbitragem paraense passa de ampla renovação, com muitos árbitros promissores e sendo cada vez mais capacitados pela CBF. Hoje temos o reconhecimento da própria CBF como um dos exemplos no Brasil de transformação de quadro arbitral”, destaca o presidente da FPF Ricardo Gluck Paul.
A decisão de introduzir o VAR no clássico paraense foi construída ao longo de intensas negociações durante a semana com os dois principais clubes, Remo e Paysandu. Ambas as agremiações, cientes da necessidade de evolução no quadro de arbitragem local, apoiaram a iniciativa da FPF.
“Temos certeza que a equipe de arbitragem paraense tem plenas condições de exercer um excelente trabalho no clássico de domingo”, afirma Fernando Castro, presidente da comissão de arbitragem da Federação Paraense de Futebol.
A parceria estabelecida com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) possibilitou que a FPF enviasse uma equipe para realizar cursos homologados, permitindo que todos os membros da equipe do VAR sejam paraenses. Essa conquista é um testemunho do comprometimento da federação em investir no desenvolvimento local, proporcionando aos árbitros as ferramentas necessárias para atuar em alto nível.