Da Redação
Não é só no Circuito Marine e nem só de axé vive o pré-carnaval da capital paraense neste domingo. Uma feijoada marca o esquenta, neste domingo, 28, para o bloco Os Irrecuperáveis, que sairá pelas ruas do bairro do Jurunas no próximo dia 4 de fevereiro, reunindo alguns dos nomes de destaque da música popular paraense.
Hoje, a partir das 13h, o Espaço Cultural Boiúna, popularmente conhecido como o “Bar do Mário”, vai ser o ponto de encontro para a primeira chamada ao bloco, momento de aprender a marchinha que vai embalar o carnaval deste ano.
Este ano, o bloco fará uma homenagem especial ao músico e compositor Antônio Veloso Dias, um dos fundadores da brincadeira carnavalesca, morto em dezembro último. Para tanto, o músico Paulinho Moura compôs uma marchinha que lembra a trajetória de músico bem-humorado do compositor dos sucessos “Ex Mai Love” e “Meu Coração é Brega”, hits nacionais nas vozes de Gabi Amarantos e Fafá de Belém. A marcha tem como intérprete Hélio Rubens.
Foi Veloso quem batizou o bloco, com a conhecida irreverência, e fazendo referência ao lugar onde tudo começou. No Bar do Gilson, o grupo de amigos que originou o bloco ganhou o título de “mesa da diretoria”.
Era lá onde a boa conversa era embalada ao melhor do choro, samba e MPB, regada à cerveja gelada, sem hora para acabar. Esses encontros depois passaram à casa de uma das integrantes do seleto grupo, a fotógrafa e produtora cultural Fatinha Silva (hoje uma das organizadoras do bloco), transformada em “Casa de Recuperação Nossa Senhora de Fátima”, e finalmente ganharam a rua, em formato de bloco. Com direito a fantasia e ritmo de carnaval, renderam, só da pena de Veloso, 19 marchinhas com boas pitadas de humor.
OUTROS CARNAVAIS
Auê de Carnaval
Esquenta para o Uribloco, com feirinha criativa, feijoada, cervejas artesanais e show do Fé no Batuque.
Quando: Hoje, a partir das 10h, com show às 18h.
Onde: Cervejaria Uriboca (R. Bernal do Couto, 597 – Umarizal)
Quanto: Gratuito.
Pagodinho da Mata – Domingo do Amor
Com bandas De Bobera, I Love Pagode e Vaguinho DB
Quando: Hoje, a partir das 17h.
Onde: Boteco da Mata (Rua da Mata, 158 ( Conj. Médice II – Marambaia)
Samba da Bica
Com Samba New
Quando: Hoje, 28, a partir das 17h.
Onde: Box Bar (Rua do Una, esquina com Vila dos Bancários, 12 – Telégrafo)