Com o objetivo de ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza, o Pará terá mais um Dia D para intensificar a aplicação de doses: será neste sábado, 27 de janeiro. O objetivo é imunizar o público-alvo para enfrentar o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.
Para o Dia D, a vacinação será executada em todo o Pará pelas prefeituras dos 144 municípios. Assim, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recomenda algumas estratégias que podem ser adotadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, como a vacinação para além das unidades de saúde, como em associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças.
A campanha no Pará foi antecipada devido a uma estratégia do Ministério da Saúde, de forma a atender ao período chuvoso, que possui maior circulação viral e de transmissão da gripe. Quem não puder se vacinar neste dia 27 de janeiro, terá até 29 de fevereiro para ser imunizado, pois as doses permanecerão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas cinco Usinas da Paz localizadas na Grande Belém: Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem.
Poderão ser vacinadas pessoas de todas as faixas etárias acima de 06 meses de idade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus em circulação no Brasil durante o inverno. A fabricação é feita com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não há risco de induzir a doença.
“As pessoas que tomarem a vacina terão bem menos chances de desenvolverem complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explica a coordenadora estadual de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde.
A vacina também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.
A mobilização da Sespa pelo Dia D acontecerá na Usina da Paz da Terra Firme, neste sábado. Também neste sábado, as cinco Usinas da Paz localizadas na Grande Belém (Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) estarão funcionando para a vacinação normalmente.
Serviço:
No Dia D, o horário para aplicação nas salas e ambientes de vacinação será de 8h às 17h.
Nos demais dias, o horário será adotado por cada Secretaria de Saúde do município. Nas salas de vacinação das Usinas da Paz em Belém, será no horário de funcionamento de cada uma.
Sesma promove Dia D contra covid e gripe
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promove, neste sábado, 27, o dia D da Vacinação contra a gripe e covid. A imunização estará disponível em postos instalados em shoppings da capital paraense, de 10h às 17h, e também, em outros pontos estratégicos, de Belém e dos distritos, de 8h às 12h. As vacinas que serão ofertadas para a população nesses locais, são os imunizantes Pfizer bivalente e Conoronavac monovalente contra a covid-19 e o imunizante contra a gripe influenza.
Neste dia D de vacinação, as unidades básicas de saúde (UBS) da capital não estarão funcionando. Os serviços retornão na segunda-feira, 29.
A Sesma reforça que a meta da campanha em Belém é vacinar mais de 530 mil pessoas contra a Influenza. Mas até o momento a cobertura vacinal atingida é de apenas 18,03%. Já em relação ao imunizante bivalente contra a covid-19, de novembro de 2023, até agora, 255 mil doses já foram aplicadas na população a partir de 12 anos de idade.
Pfizer bivalente
A Pfizer bivalente é exclusiva para grupos prioritários, a partir de 12 anos de idade. Deve ser tomada por idosos, imunocompremetidos, gestantes e puérperas, com intervalo de seis meses entre as doses.
Os outros grupos prioritários devem observar o intervalo de um ano entre as doses: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.
Coronavac monovalente
A vacina monovalente é direcionada a pessoas de cinco a 59 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e que precisam iniciar ou completar o esquema vacinal de duas doses.
Influenza
A Sesma reforça que pode se vacinar contra a gripe todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mas segue o chamado também para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde como grávidas, puérperas, idosos (60+), trabalhadores da saúde e educação, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, policiais civis, bombeiros e forças armadas, motoristas e cobradores, portuários e caminhoneiros.
A vacina de 2023 produzida pelo Instituto Butantan protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses três vírus respiratórios, cuja circulação aumenta no período chuvoso, entre os meses de novembro e maio.
Para vacinar é importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial com foto.
Veja onde se vacinar:
Horário de funcionamento: das 8h às 12h
Ubs de Icoaraci- R. Manoel Barata, 480;
Ubs de Outeiro- R. São José – Vila São João do Outeiro;
Complexo do Jurunas- R. Eng. Fernando Guilhon, 395;
Espaço Social e Cultural Casa Pombo- R. Três de Outubro, 78, entre Liberato de Castro e Ezeriel Mônaco de Matos;
Solar da Beira- Av. Portugal, s/n – Campina;
Praça Matriz de Mosqueiro- Vila de Mosqueiro;
Supermercado Paulista (Mosqueiro)- R Variante, 140, Bairro: Porto Arthur (Mosqueiro).
Shoppings Centers: das 10h às 17h
Shopping Boulevard – Av. Visc. de Souza Franco, 776 – Reduto;
Shopping Pátio Belém- Tv. Padre Eutiquio, 1078 – Batista Campos;
Shopping Bosque Grão-Pará- Av. Centenário, 1052 – Mangueirão;
IT Center- Av. Sen Lemos, 3153 – Sacramenta;
Shopping Castanheira- Rodovia BR-316, km 01 – Castanheira.