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Clarinetista paraense ajuda a decifrar o carimbó

Jonny é natural de Belém e conta que cresceu ouvindo uma variedade de músicos e gêneros que influenciaram a construção de sua identidade musical
Jonny é natural de Belém e conta que cresceu ouvindo uma variedade de músicos e gêneros que influenciaram a construção de sua identidade musical

Wal Sarges

Valorizar a cultura paraense e possibilitar o acesso ao carimbó a interessados do mundo todo. Esse é o objetivo do projeto “Solo de Carimbó”, que disponibiliza partituras de carimbó desenvolvidas pelo clarinetista Jonny Lobato, idealizador da Orquestra de Carimbó do Pará. Cada música chega ao público em um ebook individual, que reúne a história do autor e da música, além de versões das partituras para três tipos de instrumentos, e orientações gerais dadas pelo músico. O conteúdo fica disponível na plataforma Hotmart e pode ser adquirido por valor simbólico.

Jonny é natural de Belém e conta que cresceu ouvindo uma variedade de músicos e gêneros que influenciaram a construção de sua identidade musical. Formado em música, ele está se dedicando há anos à pesquisa do carimbó – patrimônio cultural imaterial do Brasil -, e na plataforma, o interessado contará também com o auxílio de vídeo-aulas.

Ele destaca o lançamento de “Pandemia”, composição inédita e de sua autoria. “No e-book, conto sobre a minha vivência de igarapés e de rios, que é a própria história da música. Tento levar um pouquinho dessa vivência através dos textos, apresentar a história da música, a estrutura dela, como ela foi elaborada harmonicamente, a melodia da voz e a estrutura percussiva também. Então, tem muita sugestão e dicas sobre a execução, é como se fosse uma mentoria”, explica ele.

Sobre as três versões de partituras para três tipos de instrumentos, Jonny explica: “São instrumentos em dó, instrumentos em si bemol e em mi bemol. Isso geralmente é um padrão para esse tipo de material, tal como o material de choro, que tem as partituras, mas ele tem na versão para instrumentos em dó (flauta, violino e violão), instrumentos em si bemol (clarinete e sax tenor) e instrumentos em mi bemol, que é o sax alto. Então eu trago essa sensibilidade mesmo para que todos que se sentirem atraídos pelo conteúdo possam executar sem precisar ter um trabalho de transcrição, de tirar música de ouvido”, explica.

O músico passou a ter interesse no trabalho a partir da catalogação das obras do Mestre Verequete, mas acabou esbarrando em conflitos sobre os direitos autorais e foi incentivado por um professor a produzir partituras de seus próprios carimbós. “Ao meu ver sempre foi muito importante ter as partituras do Verequete digitalizadas e disponíveis para todo mundo. O carimbó faz parte da minha pesquisa enquanto músico e realizo há muito tempo o trabalho com a Orquestra de Carimbó do Pará. Nela eu faço questão de tocar as músicas do Verequete”.

Foi então que Jonny decidiu dar início ao projeto “Solo de Carimbó”, com partituras de suas próprias músicas. “Carimbolar é vivência e tem todo um processo para poder aprender a música. O e-book vai ajudar todos os que têm interesse em aprender o carimbó de forma facilitada”, aponta. “Estou lançando todo o meu material autoral, cada e-book desse vai ter uma música. Mais para frente, vou começar a montar as coletâneas. Tenho o objetivo de fazer um e-book com duetos de carimbó para qualquer instrumento, fazer métodos de improvisação do carimbó, e por último vou convidar compositores para lançar música deles também no formato de partitura. A ideia é fazer com que a plataforma – a Hotmart, que está hospedando todos os meus arquivos – se torne um centro educacional do carimbó, de forma que a gente consiga espalhar os carimbós que a gente tem aqui, tudo transcrito em partitura”, projeta.