No futebol, a conquista do acesso para competições maiores representa um novo capítulo na história dos clubes, que podem garantir mais visibilidade, patrocinadores, contratações de peso, entre outros benefícios.
A Série D é a última divisão do esporte nacional, onde 64 equipes de todo o Brasil disputam a classificação e o acesso a Série C do Campeonato Brasileiro, composta por 20 times.
Veja também:
Náutico é goleado pelo Cruzeiro e afunda na lanterna; veja!
Paysandu: técnico bicolor afirma que acesso ainda é possível
Obviamente, não há vagas para todos na Terceirona, por isso, apenas quatro dos 64 times que iniciam na Série D são promovidos e sobem de divisão, um momento de grande importância para alguns clubes que nunca chegaram a disputar o torneio.
Neste domingo (28), foram definidos todos os quatro times que conquistaram o acesso e vão disputar a Série C do Brasileirão em 2023.
Após jogos válidos pelas quartas de final da Série D, Amazonas (AM) e América (RN) garantiram a sonhada vaga na Terceira Divisão nacional e se juntam a São Bernardo (SP) e Pouso Alegre (MG), que carimbaram seus passaportes no sábado (27), após vitórias sobre o Tocantinópolis (TO) e ASA (AL), respectivamente.
O Amazonas conseguiu o acesso após derrotar a Portuguesa (RJ) por 3 a 2. Em sua primeira participação na Série D, o clube nortista fundado em 2019 se tornou o “mais jovem” a conquistar a subida de divisão na história da competição nacional, graças a campanha feita até aqui, considerada a melhor do torneio deste ano, com direito ao melhor ataque da Série D.
Já o América do Rio Grande do Norte é o oposto: o time tem uma longa trajetória e já competiu em todas as divisões do futebol nacional, onde chegou a fazer campanhas históricas, com direito a uma ascensão meteórica entre os anos de 2005 e 2006, quando o time conquistou dois acessos seguidos: da Série C para B em 2005 e da Série B para A em 2006.
Na partida deste domingo (28), a equipe potiguar venceu o Caxias (RS), de virada, por 3×1, o que garantiu o acesso a Terceirona e as esperanças do time alvirrubro voltar a viver dias de glória em divisões superiores.