Pará

Justiça do trabalho retorna com audiências trabalhistas na forma presencial

Durante seis horas, 490 participantes disputaram itens virtualmente. O balanço do leilão foi de R$ 4.720.000. 
Foto: Divulgação
Durante seis horas, 490 participantes disputaram itens virtualmente. O balanço do leilão foi de R$ 4.720.000.  Foto: Divulgação

Após o período de recesso, as audiências trabalhistas na Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) retomam suas atividades presenciais nesta segunda-feira, 22. A audiência judicial é um direito constitucional que as partes têm para exercer seu direito de ampla defesa e apresentar suas alegações. O retorno se dá após o período de férias dos advogados e advogadas.

A titular da 1ª Vara do Trabalho de Belém e Diretora da Central de Execução de Belém/Ananindeua, Amanaci Giannaccini, aguarda com expectativas positivas o retorno das atividades no Fórum Trabalhista de Belém. “A retomada das audiências sempre constitui um exercício de renovação. É nas salas de audiência que a prestação jurisdicional se concretiza, que há o contato com as partes e suas pretensões, e o juiz forma sua convicção para decidir”, declara.

No Amapá, oito varas do Trabalho se preparam para dar continuidade nos trabalhos. Segundo a diretora do Foro de Macapá, Núbia Soraya da Silva Guedes, anualmente cada uma das varas trabalhistas recebe mais de mil processos, fazendo com que o Fórum da cidade tenha um volume muito grande de audiências.

“Certamente vai ser o início de um calendário de audiências que vai atender muitas pessoas não só do estado do Amapá, mas também do estado do Pará porque o Fórum alcança 14 municípios mais os municípios de Chaves e Afuá, no Pará. Vai ser um ano muito feliz e já estamos com audiências e pautas marcadas. Temos uma relação de excelência com os advogados e com a OAB do Amapá, então nossa expectativa é sempre a melhor possível”, conclui a magistrada.

Reforço

O TRT da 8ª Região está em plenas atividades desde o dia 8 de janeiro. Os primeiros dias de trabalho no tribunal foram marcados pelo reforço da equipe, com a posse e ambientação de 9 novos servidores e servidoras aprovados no último concurso.

Além disso, a chegada da desembargadora Selma Lúcia Lopes Leão, eleita pelo Quinto Constitucional e nomeada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no final de 2023, chega para somar. A posse administrativa da mais nova magistrada do TRT-8 foi realizada na última segunda-feira, dia 15. Já a ratificação da posse está marcada para o dia 5 de fevereiro, às 17h, em uma Sessão Extraordinária do Pleno, no prédio sede do TRT-8, em Belém.