O Hospital Ophir Loyola (HOL) realizará nesta quinta-feira (18) e na sexta (19) a primeira campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A unidade móvel do hemocentro ficará disponível em frente ao Hospital, das 8 h às 16 h.
Em média, o HOL realiza de 800 a 900 transfusões mensais, uma das maiores demandas no Pará. A meta é arrecadar 200 bolsas. Além dos doadores de sangue, a campanha também visa cadastrar novos doadores de medula óssea.
Para doar sangue é necessário:
– Estar bem alimentado;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de responsável legal);
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar em bom estado de saúde.
No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 pode doar, mas precisa estar assintomático há 10 dias. Quem manteve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar sete dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina CoronaVac são necessárias 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Para as demais vacinas é preciso aguardar sete dias após cada aplicação.