Entretenimento

Márcia Duailibe lança o livro infantil “Belém - uma cidade amazônica”

A escritora já teve uma obra chancelada pelo MEC - “Os três porquinhos e o lobo esportista”, selecionada para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
A escritora já teve uma obra chancelada pelo MEC - “Os três porquinhos e o lobo esportista”, selecionada para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Aline Rodrigues

“Sou apaixonada por Belém, amo passear pela cidade e apreciar os prédios antigos, a iluminação numa árvore, o pôr do sol nos rios, e foi assim que surgiu o livro. Quero transmitir para o meu público a beleza e as curiosidades da cidade de Belém, passando pelo tamanho do Estado, pela culinária, pela arte, enfim, um pouco de cada, para despertar a curiosidade”, falou a escritora Márcia Duailibe Forte sobre seu novo livro, “Belém – uma cidade amazônica”, que será lançado no próximo dia 30, às 17h, no auditório David Mufarrej, na Unama.

A escritora já teve uma obra chancelada pelo MEC – “Os três porquinhos e o lobo esportista”, selecionada para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com aquisição de mais de 48 mil cópias. Como também teve lançamento exclusivo no clube de leitura por assinatura infantil Leiturinha, com mais de 3 mil cópias.

Ela considera que “Belém – uma cidade amazônica” também pode ser adotado nas escolas. “Voltado para o público infantil, ele também desperta uma boa leitura para adultos e turistas, já que fala sobre nossa gente e nossa cidade. As ilustrações são belíssimas e ficam por conta de dois profissionais de mãos cheias, Roberto Ribeiro e Rosinaldo Pinheiro”, disse a autora, que também é diretora de imagem, designer, concepção de identidade artística e empresarial, projeto gráfico, multimídia e produtora audiovisual.

A professora Maria Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama e membro da Academia Paraense de Letras, é quem assina o prefácio da publicação, dizendo: “Este é um livro para crianças, mas que pode e deve também ser lido por adultos, para que possam adentrar no imaginário das suntuosas particularidades das belezas humanas, sociais e culturais da nossa querida Santa Maria de Belém do Grão Pará”.

A autora, já na infância, destacava-se pela leitura de poesias, sendo premiada em segundo lugar no Concurso de Poesias do Colégio Moderno de 1973. E tem outros dois livros lançados, o já citado “Os três porquinhos e o lobo esportista” e o “Nas entrelinhas do Hino Nacional”, com o qual obteve aquisição pelo Sismube de mais de 2 mil exemplares. Todos os seus livros estão disponíveis em bibliotecas de escolas públicas ou particulares.

O sobrenome da escritora também chama atenção por sua relação com outra artista, a cantora Sandra Duailibe, irmã de Márcia. Além da sua relação com a literatura, ela estudou piano no Conservatório Carlos Gomes e, logo depois, violão.

Em 2007, em parceria com a irmã, compôs sua primeira obra, “Onda do Ar”, registrada no CD “Sandra Duailibe convida Cely Curado – A bossa no tempo”, o qual também é artisticamente dirigido e projetado por Márcia.