Atualidades

Márcia Duailibe lança seu mais novo livro: “Belém – uma cidade amazônica”

Márcia Duailibe lança seu mais novo livro: “Belém – uma cidade amazônica”

Neste janeiro, mês de aniversário da cidade de Belém, a escritora Marcia Duailibe Forte nos presenteia com o lançamento de mais um livro: “Belém – uma cidade amazônica”.

Marcia conta: “Aqui tem lembranças da minha infância, assim, me aproximo dos meus leitores. Sou mais uma apaixonada por Belém, e levar para meus pequenos um pouco de cada cantinho dessa cidade, falar sobre as praças, a culinária, a arte, o cheiro da chuva, as frutas, enfim, sentir Belém como ela é, me causa um imenso prazer.”

É nesse clima de festa e paixão pela capital paraense que Marcia escolhe lançar mais um trabalho de sua autoria, no embalo das comemorações dos 408 anos da cidade a qual se faz homenagem.

A escritora já teve uma obra chancelada pelo MEC – “Os três porquinhos e o lobo esportista”, selecionada para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD com aquisição de mais de 48 mil cópias. Como também, teve lançamento exclusivo no Leiturinha com mais de 3 mil cópias.

Possui autoria, também, de “Nas entrelinhas do Hino Nacional”, o qual obteve aquisição pelo SISMUBE de mais de 2 mil exemplares. Todos os seus livros estão disponíveis em bibliotecas de escolas públicas ou particulares.

O lançamento de “Belém – uma cidade amazônica” acontecerá dia 30 de janeiro no foyer do auditório David Mufarrej, a convite da UNAMA, com apoio cultural da empresa Leal Moreira a partir das 17h. Estão todos convidados.

“Este é um livro para crianças, mas que pode e deve também ser lido por adultos, para que possam adentrar no imaginário das suntuosas particularidades das belezas humanas, sociais e culturais da nossa querida Santa Maria de Belém do Grão Pará”, diz a profa. Maria Betania Fidalgo Arroyo, reitora da Unama e membro da Academia Paraense de Letras, que assina o prefácio do livro.

Sobre a autora Marcia Duailibe Forte
Especialista em tecnologia, com trabalhos em desenvolvimento de sistemas, criação de sites, diretora de imagem designer, concepção de identidade artística e empresarial, projeto gráfico, multimídia, compositora, escritora e produtora audiovisual com certificado ANCINE. Na sua infância, já se destacava pela leitura de poesias, sendo premiada em segundo lugar no Concurso de Poesias do Colégio Moderno 1973. Nesta mesma década, estudou piano erudito no Conservatório Carlos Gomes e logo depois, violão. Analista de Sistemas graduada pela Universidade Federal do Pará, desenvolve vários trabalhos na área de tecnologia. Em suas pesquisas, especializa-se em multimídia e no ano 2000 recebeu um convite para coordenar o projeto multimídia do IFNOPAP – O lmaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense, ligado a Universidade Federal do Pará. Como produto final lança o cd-rom Um portal para Bragança, reunindo um acervo sobre lendas, narrativas orais, poesias, culinária – bens imateriais – daquele município.
Desenvolve outros trabalhos em cd-rom: Cartografias Marajoaras, com narrativas, lendas e mitos, de Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra e Melgaço – cidades da Ilha do Marajó, tese da profa. dra. Josebel Akel Fares; Portfolio do artista plástico Del-Tetto para sua exposição na Europa; Grupos de Pesquisas da UFPA.

Em 2007, em parceria com sua irmã Sandra, compõe sua primeira obra, Onda do ar, registrada no CD Sandra Duailibe convida Cely Curado – A bossa no tempo, o qual é artisticamente dirigido e projetado por Marcia. Essa música representa um marco na comemoração do aniversário de 50 anos de Brasília, executada pela Orquestra Filarmônica no show Sandra Duailibe e Orquestra Filarmônica de Brasília – 50 anos de música.
Possui outras composições registradas em CDs, DVDs e na Biblioteca Nacional, bem como, assina outros trabalhos como diretora de imagem, diretora de arte e projeto gráfico de CDs, e assume a estruturação de peças de divulgação como outdoor, cartazes, busdoor e spot para rádio.
Encantada por produções audiovisuais e envereda por esse caminho, em 2008, recebe o Certificado de Produtora Audiovisual – ANCINE – Agência Nacional do Cinema.

Em 2017, a convite da escritora Dad Squarisi e em parceria com a mesma, lança seu primeiro livro: Os três porquinhos e o lobo esportista – Editora Elementar Canguru. Esse é selecionado para lançamento exclusivo no Leiturinha, com tiragem superior a 3 mil exemplares.
Após o sucesso e comparecimento a diversos eventos dentro e fora de Belém, recebe valiosas críticas como a do jornal “O Globo”. O livro ganha asas e, além das escolas particulares, com a chancela do MEC, passa a fazer parte do PNLD Literário, sendo adotado em escolas públicas também, com tiragem de mais de 48 mil exemplares.

Cria o projeto Encontro com autor, em que visita escolas e apresenta sua obra para centenas de crianças.
Em 2019, recebe novo convite e lança Nas entrelinhas do Hino Nacional – Editora Mais Amigos, com tiragem de mais de 5 mil exemplares, adotado por escolas particulares e públicas. Adquirido para compor o acervo do SISMUBE – Sistema Municipal de Biblioteca Escolares – SEMEC – Belém.
Em 2020, compõe a música/vídeo Vamos brincar, para o Festival TeAquietaemCasa da SECULT-PA.
Em 2021, participa do FLIPIRI – Festa Literária de Pirinópolis – GO.
Em 2022, é convidada a participar do stand do autor – no I FLIBE – Espaço Mairí Leitora – I Festa Literária de Belém – FUMBEL.

Atualmente, frequenta o curso de pesquisa/extensão de palhaçaria circense promovido pela Universidade Federal do Pará.
Segue trilhando caminhos em feiras do livro pelo Brasil com tardes de autógrafos e contação de histórias.

Encontra-se em plena atividade finalizando mais dois trabalhos.
Destaques:
Certificado audiovisual ANCINE;
Participação no Festival TeAquietaemCasa – Secult – PA;
Premiação Lei Aldir Blanc – diploma federal n° 14.017;
Finalista no PPM 2020 – DF – categoria vídeo clipe;
Os três porquinhos e o lobo esportista – 2016/2017 – Ed. Elementar/Canguru – São Paulo;
Selecionado:
Lançamento exclusivo Leiturinha 2017 – com tiragem de 3 mil exemplares;
PNLD 2018 Literário – MEC – com aquisição de mais de 48 mil exemplares;
Secretaria Municipal de Educaçãoo de São Paulo 2019 – lnicial EF;
Nas entrelinhas do Hino Nacional – 2019 – Ed. Mais Amigos – DF
Selecionado:
SISMUBE – Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares – SEMEC. – aquisição de 2 mil exemplares;
Bibliotecas do Município de Balsas -MA.