Pará

Covid-19: Grande Belém registra óbitos de duas mulheres em 2024

Cientistas holandeses divulgaram nesta semana o caso de um paciente com o quadro mais longo de Covid-19 já registrado. Foto: Pixabay
Cientistas holandeses divulgaram nesta semana o caso de um paciente com o quadro mais longo de Covid-19 já registrado. Foto: Pixabay

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Pará registrou, até o dia 6 de janeiro deste ano, um total de 886.820 pessoas infectadas com o vírus. Houve 19.186 óbitos e mais de 843 mil pessoas que se recuperaram da doença.

Com a introdução das vacinas, os registros caíram drasticamente. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), em 2022 foram registrados 185.641 casos de Covid-19 com 1.235 óbitos. Já em 2023 foram registrados 9.867 e 110 óbitos.

Contudo, no fim do ano passado o surgimento de novos casos e óbitos acabaram acendendo o alerta e provocaram a corrida até os postos de vacinação em Belém e região metropolitana. A procura foi tamanha que o imunizante bivalente se esgotou.
Nesta segunda-feira, 8, a vacina voltou a ser ofertada nos postos da capital após o envio das doses realizado pelo Ministério da Saúde.

O último boletim divulgado pela Sespa, contudo, reforçam que ainda se faz necessário atualizar o cartão de vacina e tomar as doses de reforço que ainda restam para os grupos prioritários, principalmente.

Houve os registros de dois óbitos neste ano e ambos no dia 6 de janeiro. De acordo com a Sespa, as vítimas são duas mulheres, uma de 36 anos natural de Belém e outra de 28 anos de Ananindeua.