A Polícia Civil do Pará lança o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN ) nesta sexta-feira (5), às 10h no Palácio do Governo. O Governador do Estado, Helder Barbalho, preside o lançamento.
A nova CIN vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes. O modelo será emitido em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança.
A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
O serviço será oferecido para a população de forma gradativa e funcionará por meio do Sistemas Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), cujo banco de dados terá abrangência nacional.
Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.
A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.