Pará

Pará abre matrículas para o ano letivo 2024 com novidades; saiba o que mudou

Exame é uma oportunidade de garantir a certificação do ensino fundamental e médio. Provas serão em agosto. Foto: David Alves/Ag. Pará
Exame é uma oportunidade de garantir a certificação do ensino fundamental e médio. Provas serão em agosto. Foto: David Alves/Ag. Pará

Wesley Costa

Nesta quinta-feira (4), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), revelou como vai funcionar o novo sistema de matrícula unificado da rede pública de ensino. Na ocasião, também foi anunciado o período de matrícula para os novos alunos, que passará a ser feito pelo mesmo site. Pela primeira vez, o processo de dados será 100% online com a parceria de 143 municípios paraenses.

De acordo com o cronograma montado pela Seduc, as matrículas vão começar pelas vagas prioritárias, destinadas a estudantes das redes municipal e estadual. Em um segundo momento, as ofertas serão abertas para estudantes provenientes de outras instituições de ensino ou que ainda não estavam registradas em unidades pertencentes ao estado. Com o novo sistema, se extingue o conceito de pré-matrícula, dando vez ao de matrícula de rede pública.

“Estamos reforçando esse conceito, tendo em foco que o estudante é um estudante do Pará, independentemente da rede em que está ou estava matriculado. Serão 100 mil crianças e famílias que vão ter o conforto de ter esse processo automatizado, com vaga garantida, sem a necessidade de ficar em fila de espera”, disse o secretário de educação, Rossieli Soares.

Segundo o titular, as mudanças também vão permitir transferências, automaticamente da rede municipal para a estadual. “A maioria dos alunos sempre virá da rede municipal. Se não há continuidade no 5º ou 9º ano, por exemplo, ele acaba vindo para uma escola estadual. Então, seja em Belém ou no interior, esse processo é novo. Os pais também podem acompanhar o sistema de matrícula ou se formar com a própria rede municipal”, diz.

O titular também destacou os dados referentes ao ensino integral, que passou a ter 100% de aumento no número de vagas em escolas que ofertam a modalidade. “Ao todo, serão 33 novas escolas neste modelo com mais de 17,7 mil vagas disponíveis. Somada ao quantitativo existente no passado, o ensino integral passa a contar com 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino”, pontuou.

Deste sábado (6) até o dia 14 de janeiro, será o período de matrícula para estudantes que vieram de escolas federais, particulares, de fora do Estado ou ainda, para aqueles sem vínculo com instituições de ensino. “Os responsáveis podem realizar o cadastro que é bem intuitivo para efetivar a matrícula e, em seguida, precisar ir até a escola para fazer a entrega de documentação. Lembrando que essa entrega deve ser feita em até 72 horas, após a efetivação da matrícula no site”, ressaltou o secretário.

“A partir de 19 de janeiro nossas equipes iniciam o processo de busca ativa. É fundamental termos toda a sociedade trabalhando em conjunto, para garantir que todos estejam matriculados para o início do ano letivo. O que tiver que ser feito, vamos fazer para garantir que nossos estudantes estejam nas escolas. Lugar de criança é na escola”, afirmou o secretário.

Confira o cronograma completo de matrícula pelo novo sistema unificado do estado:

  • A partir de 06 de janeiro – Confirmação de Matrícula e entrega de documentação na escola em até 72 horas, após a efetivação da matrícula;
  • 06 a 08 de janeiro – Matrícula para estudantes novos, exclusivamente estudantes PCD’s;
  • 09 a 10 de janeiro – Matrícula para estudantes novos do Ensino Fundamental I – 9 anos e EJA Fundamental 1ª e 2ª Etapas;
  •  11 e 12 de janeiro – Matrícula para estudantes novos do Ensino Fundamental II – 9 anos e EJA Fundamental 3ª e 4ª Etapas;
  • 13 e 14 de janeiro – Matrícula para estudantes novos do Ensino Médio e EJA Médio 1ª e 2ª Etapas;
  •  15 a 18 de janeiro – Matrícula para todos os que ainda não foram atendidos nos períodos disponibilizados no calendário, para qualquer situação de matrícula.