Bola

Paysandu fecha 1ª parte da pré-temporada e parte para Barcarena amanhã

Nildo Lima

Depois de pouco mais de duas semanas de intensas atividades em Belém, com o elenco se revezando em trabalhos na Curuzu e no Centro de Treinamento Raul Aguilera, o grupo bicolor encerra, hoje, a primeira fase de treinamento de sua pré-temporada. Após a folga do final de 2023, os jogadores e a comissão técnica bicolor voltam a se movimentar, a partir das 16h, no CT, para o “Bye-Bye Belém”, visto que amanhã o Papão terá a cidade de Barcarena como sua nova casa pelos próximos onze dias, numa nova etapa de preparação da equipe tendo em vista a disputa do Parazão.

O grupo alviceleste retorna da terra do alumínio no dia 13, um sábado, quando acontecerá um jogo-treino, contra a seleção de Barcarena, provavelmente no estádio Laurival Cunha. A partida representa uma espécie de agradecimento à população local, sobretudo aos torcedores do clube, pela acolhida do elenco na cidade. A partir do treino de conjunto já será possível se ter uma ideia sobre a formação que o comando técnico do Papão pretende mandar a campo na estreia da equipe no Estadual, no Parazão, dia 20, um sábado também, contra o Santa Rosa, no Mangueirão.

Na volta do grupo à capital paraense, ainda haverá mais uma carga de trabalho até a primeira rodada do Estadual. É quando a comissão técnica pretende fazer os ajustes finais visando o confronto com o “Macaco-Prego”, como, agora, é apelidado o Santa Rosa. Mas, de antemão, já dá para se imaginar que o Paysandu de 2024 será bem diferente do time de 2023. Isso em razão de a diretoria ter efetivado, até aqui, 16 contratações, que devem dar um perfil diferente à equipe.

A direção bicolor ainda não deu por encerrada a fase de contratações e novos nomes devem ser anunciados a partir de hoje. É provável que os últimos contratados se submetam aos exames médicos e testes físicos em Belém e demorem um pouco para se apresentar em Barcarena. O clube não informa as posições e os nomes daqueles que estão sendo “focados” pelo “radar” do clube. Mas as especulações apontam para a chegada de pelo menos mais um lateral-esquerdo, um zagueiro e um meia de ligação.

Com a provável chegada dos atletas pretendidos, o Paysandu deve fechar o ciclo de aquisições com 20 jogadores, que comporão com os remanescentes do ano passado o grupo que vai disputar o Parazão e, depois, as Copas Verde e do Brasil. Para a Série B do Campeonato Brasileiro, o elenco deve sofrer mudanças, conforme já adiantaram os dirigentes bicolores.