Pará

Que tal começar 2024 “abrindo caminhos” com um banho de ervas?

Na barraca há uma infinidade de banhos prontos engarrafados, mas para quem prefere preparar o próprio banho, Beth Cheirosinha dá a dica. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Na barraca há uma infinidade de banhos prontos engarrafados, mas para quem prefere preparar o próprio banho, Beth Cheirosinha dá a dica. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Ana Laura Costa

No setor de ervas, no Mercado do Ver-o-Peso, em Belém, banhos para descarrego, atrativo do amor, dinheiro e prosperidade são os mais procurados neste fim de ano por aqueles que querem uma ajudinha para iniciar o ano de 2024 com o pé direito.

Na contagem regressiva para o ano novo, Bernadete Freire Costa, ou simplesmente Beth Cheirosinha, como é conhecida uma das tradicionais erveiras que trabalham no local, revela que, encontrar o amor, continua sendo um dos principais anseios da clientela que passa por lá neste período.

“O atrativo do amor é tradicional. Por sinal, é o carro chefe da minha barraca. Pessoal procura muito, muito mesmo! São homens e mulheres jovens ou com mais idade. Todos procuram pelo atrativo do amor porque o amor é lindo e faz bem para a saúde, né?”, destaca a erveira.

O banho atrativo do amor é composto pelas ervas carrapatinho; faz querer quem não me quer; chora nos meus pés; pega e não me larga; vai buscar quem está longe; chega-te a mim; agarradinho entre outras. Mas ela faz questão de ressaltar que os nomes divertidos não foram cunhados por ela, mas por indígenas.

“Eu não criei nada, só faço os preparados e as pessoas depois voltam para contar o resultado, que funcionou. Isso funciona de verdade, porque são ervas da natureza de Deus. E garanto, pois, estou há 53 anos no ramo, aqui no Ver-o-Peso”, diz ela.

Na barraca há uma infinidade de banhos prontos engarrafados, mas para quem prefere preparar o próprio banho, Beth Cheirosinha dá a dica. “Quem quiser preparar em casa, é só levar as ervas in natura, estão todas aqui. Aí pega uma bacia grande com água, macera para extrair as substâncias das plantas e toma o banho”, explica.

Para quem quer abrir os caminhos, deixar para trás os acontecimentos ruins e receber as coisas novas do ano de 2024, as ervas catinga-de-mulata, manjericão, trevo do mar e chama dinheiro são algumas que não podem faltar na preparação do banho de ano novo.

Um novo ano se aproxima e está chegando o dia de tomar aquele banho de cheiro das ervas do Ver-o-Peso para entrar em 2024 com energias renovadas e com o que se almeja ter: amor, paz, dinheiro, emprego, sucesso, saúde, boas colheitas, etc. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

“Nesse banho do ano novo, não molhe a cabeça, porque a descarga não se molha, é do pescoço para baixo. Após esse banho, não se enxugue, vista uma roupa clara e saia de casa. Vá dar uma voltinha básica na rua, pegar aquele vento, que é para justamente deixar as perturbações, os problemas, para fora”, explica.

Na barraca da erveira Miraci Alexandre, de 58 anos, a procura cresce pelo banho de descarrego para tirar mau-olhado, olho gordo, perseguição e outras coisas ruins, que leva ao menos 21 ervas. Todas podem ser encontradas na banca. Segundo a erveira, o banho precisa ser tomado do pescoço para baixo e promete tirar as energias negativas.

Após a limpeza, o banho cheiroso chega para trazer bons fluídos e não pode faltar para completar o rito. O banho é composto por sete tipos de ervas como a abre-caminho, levante, dinheiro em penca, manjericão, estoraque e folha da fortuna. Por isso, ela apostou no “Kit Que Te Quero Bem”, composto pelos dois banhos, além do incenso para a defumação pela casa.

“Depois que você tomou o banho de descarrego, aí você já pega o banho cheiroso, joga da cabeça aos pés. Mas caso você não queira lavar a cabeça, você lava o rosto, deixa cair sobre o corpo e não joga mais água limpa, que é para poder trazer os bons fluídos, amor, saúde, paz, prosperidade, harmonia. Porque se nós tivermos saúde e paz, estamos ricos, ne? E para poder limpar a casa, acende a defumação”, enfatiza.

CLIENTES

Naturais do município de Altamira, sudoeste paraense, os amigos Kesley Gadelha, 26 e Paulo Oliveira, 30, aproveitaram o fim de ano para visitar a capital e garantir perfumes para atrair sucesso na área profissional e pessoal. “Em Altamira não temos essa tradição, mas acho interessante. Para esse ano espero muito sucesso na minha vida profissional”, comenta a técnica socioambiental.

Já Paulo, pela primeira vez em Belém, comenta que não tem costume de tomar os banhos, mas acha interessante, principalmente, pela repercussão dos nomes curiosos dos perfumes, divulgados em perfis na rede social “X”, antigo “Twitter”. “Já comprei um aqui que não posso falar o nome, né? Mas já garanti pra poder atrair nesse próximo ano”, brinca.