Aline Rodrigues
Pular sete ondas, sementes da fortuna, folha de louro ou lentilhas na carteira são apenas algumas das tradições e superstições de réveillon repetidas a cada ano por muitas pessoas a fim de entrar o dia 1º de janeiro com a sorte ao lado. Será que os artistas têm seus rituais ou seguem alguma superstição na virada do ano? O Caderno Você conversou com os cantores Jeff Moraes, Raidol e Nilson Chaves para saber qual ritual eles costumam fazer para atrair boas energias.
O cantor Raidol contou que gosta de meditar e mentalizar coisas boas para o ano que se inicia. “Para mim é um momento importante, onde a gente está no fim da energia que rege aquele ano, então é sempre um período delicado. Gosto de meditar e mentalizar sobre tudo o que vivi no ano. Meus pontos altos e baixos, e o que quero para o ano que vai se iniciar”, falou ele, que é umbandista e sempre lança mão de banho de ervas nesse período também. “Sempre tomo meu banho de limpeza e de abre caminhos. Quando viajo, levo eles comigo para tomar onde estiver. Sempre!”, acrescentou ele.
E para o próximo ano novo, o artista espera que seja um ano próspero e cheio de oportunidades para os fazedores de cultura do Norte. “E mais importante de tudo, espero que seja um ano de paz, de harmonia e união. 2024 vai ser regido por Obaluaiê. Então, espero que seja um ano de cura, de perdão e de resiliência. Que Obaluaiê nos mostre o caminho para uma evolução em todos os sentidos na nossa vida. É isso que espero!”, declarou ele.
Já o cantor Jeff Moraes tem como princípio básico de preparação para o réveillon ficar ao lado das pessoas importantes e queridas por ele. “Nessa última semana tento ver ao máximo as pessoas que eu gosto, quem eu amo, indo na casa da minha família. Às vezes, a gente não consegue passar o réveillon juntos, porque geralmente viajo a trabalho, sempre gosto de passar réveillon na praia, perto da natureza. Então, tento sempre visitar geral para que a gente consiga ainda se ver nessa passagem de ano”, disse ele, revelando ainda que o momento para ele é de muita nostalgia por se tratar de um fechamento de ciclo.
“A virada do ano para mim é sempre muito nostálgica porque essa parada de encerrar um ciclo, começar outro, fico projetando futuros possíveis. Geralmente faço os meus planos do que quero fazer, do que sei que é possível fazer no ano seguinte, não saio fazendo um monte de promessa louca que sei que não vou conseguir cumprir. Mas gosto de projetar os planos futuros, principalmente o que diz respeito ao meu trabalho. O ano de 2023 foi muito bom para mim, um ano de expansão da minha arte, do meu trabalho pra fora do estado e agora estou projetando para 2024 lançar disco novo; tem meu bloco, que nasceu em 2023, fizemos ensaios abertos, foi um sucesso e agora a gente caminha para o grande bloco de 2024. Então, sempre projetando essa energia positiva e emanando coisas boas para esse novo ciclo que vai ser encaminhar daqui alguns dias”, contou Jeff.
O cantor e compositor Nilson Chaves não segue nenhum ritual na passagem de ano novo, curte ficar mais quieto e faz planos o ano inteiro, independente do final ou início de um novo ciclo, como é a virada do ano.
“Não sou de ritual, o ano novo para mim é mais uma passagem de ano pra ano, fico quieto na minha, não tenho muita coisa para divertir ou para festejar, comemorar. Torço apenas para que ele seja um ano bom para todos nós. Faço planos independente do ano novo. Planos já tinha feito antes do ano novo, alguns já realizei, outros vou realizar ainda, espero realizá-los ainda neste ano de 2024”, contou Nilson.
Bom, independente de acreditar em rituais ou não, o que vale é fazer o que cada um acredita e se empenhar em fazer um ano verdadeiramente novo, e isso depende de cada um de nós. O ano de 2024 só será novo se realmente cada um se empenhar em fazê-lo novo, com novas atitudes, novo hábitos, mudança de planos etc. Feliz Ano Novo!