O ano de 2023 passou voando e muitos acontecimentos marcantes aconteceram no Pará ou que envolviam o Estado de alguma forma nas mais diversas áreas, da cultura ao futebol, da política às pautas ambientais, e por aí vai. O DIÁRIO separou uma galeria de imagens para ilustrar esses momentos que ocuparam grande destaque no noticiário.
– Jader Filho assume Ministério das Cidades
O paraense Jader Barbalho Filho foi nomeado como ministro das Cidades do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conduziu a retomada do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.
– Abaetetuba: deslizamento de terra
Em fevereiro, por conta da erosão de margem fluvial, ocorreu um deslizamento de terra em Abaetetuba, desabrigando 108 famílias.
– Assalto com refém histórico
Em março, um homem manteve uma mulher e seus 3 filhos como reféns num sequestro que durou 17h, o mais longo da história até então.
– Belém é confirmada como sede da COP30
Lula anunciou o evento ao lado do chanceler, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho, em março. Evento será realizado pela primeira vez no Brasil.
– Novo Mangueirão inaugurado
Em abril, o clássico entre Remo e Paysandu marcou o início de uma nova era para o futebol paraense em um estádio moderno reconstruído no “padrão Fifa”.
– Queda das 13 sacadas assusta moradores em Belém
Em maio, 13 sacadas do edifício Cristo-Rei, no bairro da Cremação, em Belém, desabaram. Não houve feridos.
– Águia campeão paraense
Em maio, o Águia de Marabá faz história dentro do Baenão, vence o Remo nos pênaltis, conquistando o inédito título de campeão paraense de 2023.
– Adeus ao eterno Anaice
Em julho, o jornalismo paraense perdeu o icônico Luís Eduardo Anaice, aos 69 anos. Ele era conhecido pela criatividade, humor e competência inigualável e comandou programas de sucesso na RBATV.
– Belém sediou a Cúpula da Amazônia
Evento em agosto reuniu chefes de Estado de países amazônicos, além de autoridades locais, para discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região.
– Seleção esteve aqui
Em setembro, a Seleção Brasileira goleou por 5 a 1 a Bolívia no Mangueirão, pelas Eliminatórias. Jogo marcou reencontro da seleção com o Pará após mais de uma década.
– Para sempre Paulo André Barata
Em setembro, morreu o compositor paraense Paulo André Barata, aos 77 anos, responsável por divulgar, para todo o país, o lirismo, as cores e os ritmos da música brasileira produzida na região Norte.
– Paysandu conquistando acesso
Em outubro, o Paysandu obteve o acesso para a Série B mesmo perdendo fora de casa para o Volta Redonda (1 a 0), beneficiado pelo saldo de gols.
– Círio: festa da fé e romaria inclusiva
Neste ano, a grande novidade da programação foi a Romaria da Acessibilidade, destinada para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.
– Joelma com o tacacá
A cantora Joelma estourou no Brasil e em alguns cantos do mundo com o hit ‘Voando pro Pará’ e lotou o Mangueirão num show histórico em novembro.
– Gaby no Grammy
Em novembro, Gaby Amarantos conquistou o Grammy Latino concorrendo na categoria “Melhor álbum de raízes em língua portuguesa” com o o álbum “Tecnoshow”.
– Pará em Dubai
Durante a COP 28 em Dubai, o Pará ganhou protagonismo na negociação climática mundial e evidenciou a oportunidade de ter os holofotes do mundo voltados ao Estado.