Bola

É dia de decisão nas categorias de base no Pará: sub-20 e sub-17 definem o campeão

O último final de semana de 2023 será de fim de ciclos. Após imbróglio extracampo, o calendário oficial de competições do estado chega ao fim com o encerramento dos dois últimos certames em atividade: o Campeonato Paraense Sub-20 e o Campeonato Paraense Sub-17, ambos com suas decisões marcadas para este sábado (30). Os campeões das duas competições irão representar o estado na Copa do Brasil Sub-20 e Sub-17 de 2024, respectivamente.

A primeira final será na categoria Sub-20 entre Paysandu Sport Club e Tuna Lusa, às 9h30, no campo 1 do Ceju, em Belém. Com duas campanhas sólidas no gramado, tanto a base bicolor quanto a da Lusa chegam com respaldo pela briga do troféu de campeão da categoria.

O time bicolor se mantém invicto nas quatro linhas, algo que pode consagrar a volta olímpica com louvor em caso dessa manutenção em seus registros. Em 15 jogos, foram 14 vitórias e um empate na conta, com 69 gols marcados e apenas quatro sofridos. A campanha do time é tão impactante que chega aos 96% de aproveitamento.

Do outro lado, contudo, o sarrafo também é equiparado nas alturas. Melhor campanha da competição com 14 vitórias em 14 jogos, ou seja, 100% de aproveitamento, a Águia Guerreira apresenta incríveis 89 gols marcados e cinco gols sofridos.

Nas semifinais, as finalistas tiveram emoções diferentes para a consolidação de suas vagas. Enquanto a Tuna Lusa venceu no tempo normal o Carajás por 2 a 1, o Paysandu foi até as penalidades máximas contra o Castanhal após empate nos 90 minutos, e saiu de campo consagrado nas penalidades por 3 a 2.

Sub-17 – Pelo período da tarde, às 15h30, a parada fica por conta da decisão do Sub-17. Paysandu e Santa Rosa se enfrentam no jogo da volta da finalíssima também no campo 1 do Ceju. O time bicolor está próximo do título, já que saiu na frente com um bom placar no compromisso da ida, na última quarta-feira (27), em Marapanim. Nos 90 minutos iniciais, o Papão foi arrasador no gramado. Na casa do adversário, a equipe alviceleste não tomou conhecimento do Santa Rosa ao vencer por 3 a 0. Ou seja, o time pode perder por até dois gols de diferença que ainda sairá com a faixa de campeão no peito.