Além disso, confira o nosso check list para a sua entrevista e também seu currículo. Vamos conferir?!
A alta concorrência do mercado de trabalho faz com que nem todos os profissionais sejam empregados. Mas esse desafio pode ser vencido com preparo e qualificação, que muitos trabalhadores sentem dificuldades na hora de conquistar sua oportunidade de emprego.
Então, se você está neste cenário ou conhece alguém que precise de uma ajuda, anote os nosso 5 passos que podem te auxiliar a encontrar um novo trabalho. Conheça:
1. Pesquise sobre a oportunidade de emprego
É importante dar uma olhada no mercado, entender quais são as vagas que a sua área está oferecendo, faixa salarial e quais os próximos passos para você crescer em sua carreira.
Além disso, é importante você se atentar as palavras-chave que o cargo de seu desejo utiliza. Muitas empresas e recrutadores podem usar termos diferentes para a mesma função. Fique de olho nas novidades e tendências!
Parece muita coisa, mas com o Guia de Profissões e Salários você consegue ter essas informações e assim fica muito mais fácil entender as suas chances.
2. Escolha
Você sabia que um recrutador faz a sua primeira avaliação de currículo em apenas 4 segundos? Ou seja, a sua candidatura deve ser bem alinhada com o que ele espera, para não correr o risco de ser descartada logo de cara.
Não adianta enviar o seu currículo para todas as vagas que ver pela frente e nem para todas as empresas. Faça uma lista das oportunidades que tenham a ver com você. Estude e perceba se vocês possuem um match perfeito!
É fundamental construir uma carreira de sucesso em uma empresa que você admira, que possui os mesmos valores que seu perfil. E se você quer saber como é trabalhar em alguma empresa, dê uma olhada no Por Dentro das Empresas.
3. Tenha um bom currículo
Parece uma informação pequena e repetitiva, mas muitos profissionais ainda pecam em seus currículos por falta de atenção. Erros de português, informação faltando e estrutura errada são os principais motivos que podem te eliminar de um processo seletivo.
Então, ao criar um bom currículo, não esqueça de conferir se seu nome, telefone e e-mail estão corretos. Não deixe de ultrapassar 2 páginas e faça um documento breve e objetivo para conquistar a oportunidade de emprego.
4. Treine para as suas entrevistas
Todas as entrevistas possuem um objetivo em comum: a apresentação da sua vida profissional e pessoal. E você é a melhor pessoa para contar essa história, por isso, confie!
Anote os pontos altos de sua carreira e vida pessoal, mas lembre-se de desafios e perdas, eles podem ser questionados. O importante aqui é mostrar como você deu a volta por cima para obter a sua experiência profissional.
5. Busque qualificação
Está enganado aquele que pensa que qualificação profissional não adianta! Cada vez mais recrutadores buscam pessoas que gostam de estudar e aprender com as novas ferramentas.
Cada empresa trabalha de uma maneira e utiliza diferentes segmentos para concluir suas tarefas, por isso, se aperfeiçoar quanto a tecnologia é uma ótima maneira de se qualificar. Busque aprender mais sobre informática e programas.
Se dinheiro é o problema, escolha os cursos online e grátis para você poder estudar em casa e de modo acessível. Atualmente, há diversas aulas interessantes na internet.
Fonte: