Pryscila Soares
Mesmo com o período mais chuvoso, o paraense continua enfrentando o calor e, com isso, o consumo de energia elétrica fica maior, já que a população tende a utilizar, por exemplo, ventiladores e centrais de ar por mais tempo. Mas existem algumas medidas que os consumidores podem adotar dentro de casa para evitar um aumento significativo no consumo de energia, o que consequentemente, pode incidir no aumento do valor da conta no final do mês.
Dentro das residências, um dos principais “vilões” da elevação do consumo é o aparelho de ar- condicionado. Por isso, o analista de relacionamento com o cliente da Equatorial Energia, Cleiton Soares, recomenda aos consumidores que utilizem este equipamento regulando a temperatura na casa dos 23°C para que o compressor utilize menos energia.
“O ideal é ligar na casa dos 23°C e programar o uso, e isso depende muito do conforto que a pessoa deseja ter. Quando for adquirir, a orientação é sempre dar preferência para centrais que tenham a função inverter, uma tecnologia mais econômica, que consome menos energia”, pontua.
Para os dias menos quentes, Cleiton aconselha que o cliente alterne o uso da central com o ventilador para ajudar a reduzir o consumo. Além disso, o analista alerta para alguns hábitos que os consumidores mantêm em casa.
“Uma das principais dicas é aproveitar a luz natural. Evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. Durante a madrugada, evite deixar lâmpada acesa na área externa. É importante desligar lâmpadas não utilizadas. A Equatorial realiza semanalmente ações em comunidades de troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes de bocal por lâmpadas de led”.
Segundo Cleiton, em comparação com as incandescentes e fluorescentes, as lâmpadas de led reduzem em 80% o consumo de energia. Outra dica importante é retirar os eletrodomésticos das tomadas quando não estiverem em uso, exceto a geladeira. Isso vale sobretudo para os cabos de televisão e carregadores de celular, que costumam ser esquecidos na tomada.
“Outros dois vilões (elevam o consumo) são o ferro elétrico e a máquina de lavar. A orientação é utilizá-los quando juntar uma quantidade significativa de roupas, tanto para lavar quanto para passar. O ideal é fazer isso de uma única vez para não sobrecarregar consumo”.
Cleiton ressalta que os clientes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e quem tiver renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa podem efetuar o cadastro na tarifa social, o que garante até 65% de desconto na conta de energia.