Até o final da manhã desta sexta-feira (26), a prefeitura de Ananindeua confirmava um total de 63 casas danificadas pelo vendaval da tarde de ontem (25), na área do Conjunto Jardim América, no bairro do Coqueiro. Neste momento, moradores trabalham para sanar os danos nas residências.
Este foi o segundo vendaval registrado na cidade e que trouxe prejuízos aos moradores. No último dia 18, uma rajada de ventos fortes derrubou postes e arrancou telhados no conjunto Valparaíso.
O fenômeno, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se deu em decorrência de uma entrada de umidade vinda do Oceano Atlântico que se encontrou com uma massa de calor na Região Metropolitana de Belém.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
O meteorologista José Raimundo Abreu, coordenador do Inmet, estima que os ventos chegaram a uma velocidade próxima a 100 Km/h. “A rajada de ventos muito fortes formou pequenos redemoinhos, que se caracterizam como pequenos tornados”, disse.
Equipes da Defesa Civil Municipal e de outros órgãos ligados à prefeitura de Ananindeua estão na localidade e também no Residencial Vale Verde para fazer um levantamento geral sobre a situação. Cinco casa precisaram de serviços emergenciais.
Clube do Remo não vai participar da Copa Verde
Na tarde de ontem, chegou a se informar que cerca de 90 casas tinham sido danificadas pelos fortes ventos. As famílias prejudicadas poderão receber um auxílio de até um salário mínimo.
Vídeos foram compartilhados na internet mostrando o momento de horror vivido pelos moradores. Nas imagens é possível telhas e tampas de caixas d’águas voando, sendo levadas pelo vento.