Nildo Lima
O elenco do Paysandu realizou, ontem, no Centro de Treinamento Raul Aguilera, o seu terceiro treinamento desde que a fase de exames médicos e testes físicos do grupo foi concluída. O local tem recebido a preferência da comissão técnica do clube para as atividades em detrimento da Curuzu, que está sendo preservada para os jogos do time no Parazão. O grupo bicolor deve seguir utilizando o CT durante toda a primeira fase da pré-temporada, que será concluída na cidade de Barcarena, no período de 3 a 13 de janeiro. A programação, que prevê pouco mais de um mês de treinamento, é aprovada pelos jogadores.
Na avaliação do experiente meia Robinho, de 36 anos, e do volante João Vieira, de 26 anos, o tempo é adequado para que o Papão faça uma boa preparação tendo em vista a estreia no Parazão, dia 20 de janeiro, contra o Santa Rosa, no Mangueirão. O Estadual será o primeiro desafio dos bicolores na temporada, na qual a equipe também disputará as Copas Verde e do Brasil, além da Série B do Brasileiro. “Acho que esse tempo é muito bom para que a gente tenha uma boa preparação”, afirmou Robinho. “Claro que quando começar o campeonato tem o ritmo de jogo e todas as outras coisas”, completou o meio-campista.
João Vieira seguiu a mesma linha de pensamento de Robinho, ao falar, ontem, após o treino, sobre o período de preparação do elenco. “O trabalho está sendo perfeito”, elogiou. “Esse tempo para os treinamentos está sendo muito bom. Esse tempo é bom para que todo mundo possa se habituar a parte tática, a parte física e técnica. Então, eu acho que essa pré-temporada de mais de um mês vai ser muito boa pra gente aproveitar da melhor maneira possível”, comentou.
Os dois jogadores salientaram que os atletas remanescentes do elenco deste ano não iniciaram a pré-temporada zerados fisicamente, já que a comissão técnica bicolor enviou para cada um deles protocolo de atividades individuais durante o período de férias. “A gente em casa recebeu uma tabela de treinamento para que na volta não tivéssemos tanta dificuldade”, recordou João Vieira. “Foram 20 dias de atividades físicas individualizadas. Isso ajudou a adiantar as coisas”, observou Robinho, aprovando a opção da comissão técnica pelos treinamentos com bola iniciados logo após a fase de exames e testes.
“A pré-temporada mudou muito. Hoje no primeiro dia que se chega ao clube já se vai logo trabalhando com bola”, disse. “Prefiro muito mais assim, pois a gente já adianta alguma coisa. Prefiro que seja feito desta maneira”, aprovou o meio-campista.