Notícias

Lula e Jader Filho entregam 1.421 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Governo federal entregou nesta segunda 1.421 habitações. Fotos: Ricardo Stuckert / PR
Governo federal entregou nesta segunda 1.421 habitações. Fotos: Ricardo Stuckert / PR

Agência Brasil

O governo federal entregou nesta segunda-feira (18) 1.421 moradias do Minha Casa, Minha Vida no Amapá, em Minas Gerais, no Piauí e em São Paulo.  

Foram entregues 1 mil unidades em Macapá; 26 unidades em Teresina; 95 em Entre Rios de Minas (MG) e 300 em Bertioga (SP).

Na solenidade de entrega, realizada na capital amapaense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a meta é entregar 2 milhões de residências até 2026.

“Construir casa para gente humilde é urgente. A gente precisa de um ninho definitivo. Nossas crianças não podem mudar de casa todo ano, às vezes fica longe da escola”, defendeu Lula.

De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho,  21.035 unidades serão entregues até o final de 2023. Neste ano, foram 750 mil unidades contratadas.

Desde a criação, em 2009, o programa disponibilizou cerca de 6 milhões de unidades habitacionais.

Energia no Amapá

Na cerimônia, foi anunciada medida para reduzir reajustes de energia elétrica no estado.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governo federal irá destinar R$ 350 milhões para equilibrar a conta de luz dos consumidores.

Silveira informou que estava previsto aumento de 44% na conta de energia no estado, porém “o povo do Amapá só pagará a média nacional”. O valor foi proposto pela Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA Equatorial.

Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou a revisão tarifária no estado.

Novas unidades foram entregues nesta tarde no Amapá 

Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional de interesse social do Brasil. Desde sua criação, no governo do presidente Lula em 2009, já foram entregues cerca de 7 milhões de novas unidades habitacionais no País. Na Faixa 1, que atende às famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00, já foram mais de 1,6 milhão de moradias entregues.

O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional de interesse social do Brasil.

Com melhores taxas e condições, o novo Minha Casa, Minha Vida tem a meta de contratar 2 milhões de unidades até 2026. Em 2023, foram contratadas mais de 500 mil unidades, superando a previsão inicial de 350 mil. Em novembro deste ano, foram selecionadas 187,5 mil unidades habitacionais com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), em mais de 1,2 mil empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil.

Com a retomada do programa, até o fim do ano, serão entregues cerca de 15 mil unidades habitacionais, beneficiando 49 mil pessoas em 28 municípios – nas modalidades FAR e Entidades – e outras 21,7 mil terão sido autorizadas para retomada.