Bola

Jogadores do Remo começam bateria de exames e testes físicos

Tylon Maués

A temporada de 2024 começou oficialmente no Baenão. Parte do elenco azulino se apresentou e iniciou as atividades ontem visando o Campeonato Paraense, a Copa do Brasil, a Copa Verde e a Série C do Campeonato Brasileiro. O técnico Ricardo Catalá ficou de chegar amanhã na capital paraense.

Dos onze atletas contratados até o momento, se apresentaram o goleiro Léo Lang, os zagueiros Reniê e Ícaro, o lateral Raimar, o volante Daniel e o meia Camilo. Estiveram também no Evandro Almeida os jogadores que já tinham contrato com o Remo e os garotos vindos da base, como o goleiro Vinícius, o zagueiro Jonilson, os volantes Henrique e Solano, os meias, Guty e Elielson e, o atacante Kanu, Felipinho e Ronald. O atacante Pedro Vítor se recupera de uma cirurgia.

Segunda-feira começam os treinos com bola. Neste primeiro momento, o grupo que está em Belém iniciou os exames médicos no Núcleo Azulino de Saúde e Performance (Nasp) para uma série de testes físicos que identificam possíveis lesões do corpo e exames médicos. “Nós procuramos realizar os testes de força, resistência, equilíbrio e amplitude articulares. São testes que vão nos qualificar a capacidade de desenvoltura desse atleta durante o trabalho dentro de campo. Os testes têm por finalidade adequar ao atleta uma melhor performance”, explicou o chefe do Departamento de Fisioterapia do clube, Marcos Silva.

Em sequência, as avaliações seguiram com a fisiologia, com atividades de salto, força isocinética e dinâmica, antropometria e termografia. “Os testes são feitos também dentro da competição, dentro dos momentos. Dependendo dos resultados desses exames realizados aqui mostrarão quais são os passos a serem seguidos daqui em diante”, informou o fisiologista Eric Cavalcanti. “Vamos compilar esses dados e contextualizar para, por exemplo, o preparador físico poder avaliar e, a partir dessa avaliação, compilar esses dados e montar a programação de treinamento inicial nessa nossa pré-temporada”, afirmou.

Na finalização do primeiro dia, os jogadores passaram pela Nutrição. A atividade teve como objetivo a avaliação corporal e alimentar dos atletas. “Nós utilizamos a bioimpedância para saber como estava o percentual de gordura, percentual de massa muscular do atleta e como veio dos outros clubes ou das férias, para saber como está o histórico deles de alimentação, como é a questão deles de suplementação. Então, enfim, tudo do atleta para a gente saber como montar um cardápio para ele”, observou o chefe do Departamento de Nutrição, Caio Paiva. Hoje o elenco realiza os exames cardiológicos.