Investir em concursos públicos, valorizar o servidor e manter os salários do funcionalismo público em dia, são ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) em 2023, que destaca seu compromisso com a prestação de serviços de qualidade, a valorização do servidor público e o desenvolvimento do Estado.
O ano de 2023 foi marcado por uma série de concursos públicos no Pará, abrindo cerca de 7.500 vagas em setores como segurança pública e saúde. O Estado lançou concursos públicos para a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) com 67 vagas, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com 315 vagas, Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA) com 1.943 vagas, e o maior concurso da história da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) com 4.400 vagas.
Ainda este ano, o governo nomeou cerca de 3 mil novos servidores, medida essa que reflete o compromisso contínuo do governo em aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população paraense.
Em outubro passado, a Seplad publicou o edital para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), com a oferta de 32 vagas para os níveis médio e superior. O PSS fez parte do programa de expansão dos serviços do Estado para os interiores.
Para o próximo ano, o Estado prevê, até o momento, 16 concursos com mais de 5 mil vagas e mais cadastro reserva, para as mais diversas áreas do Estado, como: segurança pública, saúde, educação e administrativa.