
O Meu INSS é uma plataforma essencial para agilizar o acesso a serviços previdenciários, permitindo que o cidadão resolva questões relacionadas ao INSS de forma online, sem a necessidade de deslocamento. Além dos serviços que exigem login e senha Gov.br, o portal também oferece várias opções acessíveis diretamente no site ou aplicativo, sem a necessidade de autenticação. Confira abaixo os serviços disponíveis:
- Revisão de BPC: Verifique a lista de pessoas que precisam atualizar ou fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
- Novo Pedido: Solicite extratos, aposentadorias, certidão de tempo de contribuição, benefícios, pensões e mais.
- Emitir Guia de Pagamento (GPS): Gere o boleto para pagamento de contribuições, selecionando sua categoria de contribuinte.
- Comunicação de Acidente de Trabalho: Registre acidentes de trabalho ou de trajeto, além de doenças ocupacionais.
- Calendário de Pagamento: Consulte as datas de pagamento dos benefícios ao longo do ano.
- Encontre uma Agência: Localize a Agência da Previdência Social mais próxima.
- Verificar Autenticidade de Documentos: Confirme a autenticidade de documentos emitidos pelo INSS.
- Inscrever no INSS: Realize a inscrição e obtenha o número do trabalhador (NIT).
- Fala.BR Ouvidoria: Faça denúncias, reclamações, solicitações ou envie sugestões.
- Meu INSS+: Conheça as vantagens do serviço e como emitir a carteira do beneficiário.
- Taxas de Empréstimo Consignado: Consulte as taxas de juros para empréstimos consignados para aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC.
- Programa de Educação Previdenciária – Escola Virtual: Aprenda mais sobre previdência por meio de um programa de educação.
Em caso de dúvidas sobre o uso do Meu INSS, a assistente virtual Helô está disponível no canto inferior direito da tela para ajudar.
Fonte: Gov.br