O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta os beneficiários sobre um novo golpe envolvendo um perfil falso nas redes sociais. O perfil @assistencia_inss, no Instagram, está utilizando indevidamente o nome, a identidade visual e informações do INSS para aplicar fraudes, principalmente relacionadas à liberação de reembolsos de descontos associativos.
O INSS reforça que não realiza atendimentos por redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp. Além disso, o órgão nunca solicita documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por esses meios.
Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados exclusivamente pelos canais oficiais:
- Site: gov.br/meuinss
- Aplicativo: Meu INSS
- Telefone: 135
O perfil falso mencionado copia postagens dos canais oficiais para enganar usuários, prometendo soluções rápidas para pendências ou liberação de valores, com o objetivo de aplicar golpes. Quando o cidadão interage com esses conteúdos, acaba sendo induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos. Essas informações podem ser usadas para acessar contas do INSS ou contratar empréstimos consignados em nome das vítimas.
Como se proteger de golpes relacionados ao INSS
O INSS destaca que o uso indevido da sua marca e identidade visual é crime e que tem atuado para remover perfis falsos da internet. A colaboração da população é essencial: perfis suspeitos devem ser denunciados.
Fique atento: desconfie de mensagens com promessas fáceis. Em caso de dúvida, busque sempre os canais oficiais do INSS. A sua segurança começa com informação correta e confiável.