PROCURA POR PRESENTES

Dia dos Namorados: 10,5 milhões devem comprar na última hora

Levantamento da CNDL e do SPC Brasil aponta que falta de planejamento pode pesar no bolso de quem deixa presentes para a véspera

Dia dos Namorados: 10,5 milhões devem comprar na última hora Dia dos Namorados: 10,5 milhões devem comprar na última hora Dia dos Namorados: 10,5 milhões devem comprar na última hora Dia dos Namorados: 10,5 milhões devem comprar na última hora
Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Faltando poucos dias para o Dia dos Namorados, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil estimam que cerca de 10,5 milhões de brasileiros vão “deixar para depois” e só comprarão seus presentes entre hoje e a véspera da data. No total, 93 milhões de consumidores devem ir às lojas, gerando um movimento de R$ 22,14 bilhões no comércio.

Segundo a pesquisa, 45% dos compradores aproveitam a primeira semana de junho (com maior procura entre mulheres), 25% compraram em maio e 11% só na véspera. “Na pressa, o risco é gastar mais, aceitar parcelamentos desnecessários ou abrir mão de pesquisar preços e opções”, adverte José César da Costa, presidente da CNDL. Ele recomenda estabelecer um teto de gastos e sair com o valor contado em mãos.

Presentes mais procurados

Entre os 70% que planejam comprar algo para celebrar, a preferência é por:

  • Roupas (38%)
  • Perfumes, cosméticos e maquiagem (23%)
  • Lingeries e peças íntimas (18%)
  • Calçados (14%)
  • Tratamentos estéticos (13%)

Ao escolher o presente, 65% dos consumidores não pedem sugestões — 41% querem a surpresa e 24% preferem deixar a decisão para quem presenteia. Já os 35% que indicam o que querem recebem cotas maiores de escolha, principalmente mulheres (20%).

Metodologia de pesquisa

  • Público-alvo: Consumidores adultos das 27 capitais, de todas as classes econômicas, que pretendem comprar para o Dia dos Namorados.
  • Coleta: levantamento online, ponderado por sexo, idade, estado e renda, com 1.032 entrevistados iniciais e 607 na etapa de intenção de compra.
  • Margem de erro: 3,0 p.p. e 3,9 p.p. (95% de confiança).
  • Período: 28 de abril a 7 de maio de 2025.

Fonte: CNDL/SPC Brasil em parceria com Offerwise Pesquisas.