
Durante a madrugada desta terça-feira (4), a casa do vice-prefeito do município de Viseu, na região nordeste do estado do Pará, foi alvo de assaltantes. A casa de um empresário daquele município também foi invadida por criminosos armados, ainda pela madrugada. A Polícia Militar agiu rapidamente prendendo dois acusados. Outros dois foram mortos. Armas de fogo foram apreendidas e objetos roubados foram recuperados.
Por volta das 4h, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de invasão domiciliar e cárcere privado na residência do vice-prefeito de Viseu. Segundo informações preliminares, aproximadamente sete criminosos armados invadiram a casa e renderam todos que ali estavam. Ao chegar ao local, a guarnição de serviço em Viseu encontrou as vítimas em segurança, porém os criminosos já haviam fugido. Durante as buscas, as guarnições receberam novas informações dando conta de que ainda em Viseu a casa de um empresário também havia sido assaltada, provavelmente pelos mesmos bandidos que estavam em fuga em direção à cidade de Bragança em dois carros, um Fiat Strada, cor vermelha, e um Fiat Toro, cor de vinho.
Nas proximidades da Vila do Jiquiri, uma das guarnições de serviço visualizou um veículo com as mesmas características repassadas via rádio. Ao perceberem a aproximação policial, os ocupantes do veículo abandonaram o carro e fugiram para uma área de mata. Dentro do veículo Fiat Strada, foi encontrada uma arma de fogo de fabricação caseira. Na sequência, a central de operações informou que dois homens em atitude suspeita tinham embarcado em uma van, no Terminal Rodoviário de Bragança.
Equipes rapidamente se dirigiram ao local, onde localizaram dois suspeitos dentro da van. Durante a revista pessoal, foram encontradas duas chaves de veículos. Os suspeitos confessaram que tinham abandonado o carro anteriormente, informando ainda que os demais integrantes do bando haviam seguido fuga em outro carro, de cor branca, sentido à capital (Belém).
Confronto Armado e Apreensões
Enquanto as diligências continuavam, as guarnições da Vila do Aturiá realizaram a interceptação do segundo veículo (Fiat Toro, cor de vinho), ocasião em que os ocupantes efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais militares, gerando um confronto armado.
Os suspeitos perderam o controle do veículo na ponte da Boa Esperança, entrando em uma área de mata. Policiais militares do Recobrimento Tático Operacional (RTO), que já estavam no perímetro, juntamente com outra guarnição que assumia o serviço naquele momento, fizeram buscas pela mata, momento em que foram novamente recebidos a tiros efetuados pelos criminosos. Os militares revidaram e alvejaram os acusados, os quais foram socorridos, porém não resistiram e morreram no hospital. Apenas um foi identificado. Trata-se de Carlos Leandro Silva Monteiro.
No total, os militares apreenderam: 2 revólveres calibre 38, 1 espingarda de fabricação artesanal calibre 12, munições calibre 38 (3 deflagradas e 4 intactas), 2 carros e 7 aparelhos celulares, além de joias e documentos. Tudo ficou de ser apresentado na Delegacia de Polícia Civil do município de Augusto Corrêa, que fica na mesma região. Os presos são Elton Sousa da Cruz e Marlon Coelho. Outros três envolvidos estão foragidos.