O Círio de Vigia é a festividade mais antiga em honra à Nossa Senhora de Nazaré na Amazônia, e com as celebrações iniciadas na última sexta-feira (8), a 326º edição, que tem como tema “Maria, vocacionada à missão”, retorna com a programação normal, anterior à pandemia.
Segundo o padre Charles, Vigário e responsável pela programação do Círio de Nazaré no município, a corda, um dos principais símbolos da festividade, já está preparada para os fiéis.
“Esse ano iremos fazer como nos anos anteriores à pandemia, ano passado não teve a corda, mas muitos elementos que foram saindo por conta da emergência sanitária, estão voltando, e a corda é uma delas. A corda já está pronta e preparada para os fiéis pagarem suas promessas”, conta o Vigário.
Assim como em Belém, o Círio de Vigia também conta com a ‘Romaria Fluvial’, ‘Moto Romaria’ e ‘Trasladação’, todos realizados durante o sábado (9). No domingo (10), ocorre a procissão principal, às 8h, e o bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzelleti, celebra a missa na Igreja Matriz, às 11h.
Na próxima semana, também ocorre o ‘Círio das Crianças’, ‘Trasladação das Crianças’ e ‘Peregrinação nas cidades do interior’. A festividade ainda seguirá com missas, novenas e adoração, por quinze dias.
Além da programação, padre Charles também explica que o tema deste ano aborda três aspectos da vida da igreja, são eles a Carta Pastoral do Bispo Dom Carlos, o Ano Vocacional que a igreja vive no Brasil e a Sinodalidade convocada pelo Papa Francisco, de “Caminhar Juntos”.
“O objetivo é levar os fiéis a se conscientizarem de sua missão como batizados e evangelizadores. Trata-se ainda de reavivar a fé e aproximar os fiéis de Deus, renovar o amor em Cristo e por Cristo, pôr fim ao distanciamento causado pela pandemia. Estamos vivendo um tempo de renovação e avivamento, essa é a mensagem”, pontua.
Programação
Domingo (10)
Santa Missa às 6h, na Igreja de São Sebastião, no bairro Arapiranga
Procissão principal às 8h, em direção à Igreja Matriz Madre de Deus
Santa Missa às 11h, na Igreja Matriz Madre de Deus, presidida pelo bispo Dom Carlos Verzelleti