SELO UNICEF

UNICEF realiza encontro com conselheiros tutelares do Pará

O evento terá a participação de conselheiros de Direitos e Tutelares de mais de 100 municípios, como parte da edição 2025–2028 do Selo UNICEF

UNICEF realiza encontro com conselheiros tutelares do Pará UNICEF realiza encontro com conselheiros tutelares do Pará UNICEF realiza encontro com conselheiros tutelares do Pará UNICEF realiza encontro com conselheiros tutelares do Pará
UNICEF realiza encontro com conselheiros tutelares do Pará

O Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Instituto Peabiru realizam a oficina “Zelar e Proteger: a importância do Conselho Tutelar na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes”, voltada para o fortalecimento de mecanismo de prevenção às violências contra crianças e adolescentes. Participam dela conselheiros Tutelares e representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dos municípios do Pará. A formação acontecerá em Belém no dia 11 de junho e, em Santarém, no dia 13.

O evento terá a participação de conselheiros de Direitos e Tutelares de mais de 100 municípios, como parte da edição 2025–2028 do Selo UNICEF. A iniciativa promove e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Especificamente, o evento abordará a implementação da Lei 13.431/2017, voltada para o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Mariana Machado Rocha, Chefe de Escritório do UNICEF em Belém, conta que o objetivo central da iniciativa é apoiar os municípios na implementação desta lei.

“Nosso principal objetivo com esses encontros é fortalecer a implementação da Lei da Escuta Protegida nos municípios paraenses. Os conselheiros tutelares têm um papel central nos fluxos de atendimento e no registro dos casos. Queremos ouvi-los, compreender os desafios e pensar juntos em estratégias para qualificar a rede e apoiar a resposta intersetorial às violências contra crianças e adolescentes”, enfatiza Mariana.

A oficina é realizada em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (SEASTER), e a Escola de Conselhos do Pará.

Entre 2021 e 2023, o Pará apresentou uma redução de 20% de mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes (0 a 19 anos). Já os dados de violência sexual mostram, no mesmo período, um aumento de 23%. Os dados são do Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e UNICEF.

Proteção da infância

Para fortalecer o trabalho na proteção de crianças e adolescentes contra diferentes formas de violência, o encontro objetiva fortalecer o uso qualificado do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA), ferramenta que registra casos atendidos pelos Conselhos Tutelares e reúne dados sobre a garantia de direitos para crianças e adolescentes.

Também será discutida a Lei 13.431/2017, que orienta a escuta protegida de vítimas ou testemunhas de violência, promovendo uma atuação mais articulada e eficaz entre os órgãos de proteção.

Selo UNICEF e a Proteção da Infância e Adolescência

Selo UNICEF 2025-2028

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF que estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O Instituto Peabiru é parceiro implementador nos estados do Pará, Amapá, Mato Grosso e Tocantins.

Ao longo de quatro anos, os municípios recebem suporte técnico com formações, acompanhamento metodológico e monitoramento de indicadores, fortalecendo políticas públicas nas áreas de saúde, educação, proteção contra a violência e participação social.

Ao integrar o Selo UNICEF, os municípios recebem suporte técnico, formações e monitoramento de indicadores para fortalecer políticas públicas nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social.

Municípios que ainda não aderiram à edição 2025–2028 ainda podem participar. A adesão pode ser feita pelo site: www.selounicef.org.br/adesao

Detalhes da Oficina: Zelar e Proteger

“Zelar e Proteger: a importância do Conselho Tutelar na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes”

  • Belém

Data: 11 de junho (quarta-feira)

Horário: 8:00 até 17:00

Local: Escola Souza Franco – Av. Almirante Barroso, 1150, Marco

  • Santarém

Data: 13 de junho (sexta-feira)

Horário: 8:00 até 17:00

Local: Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy – Rua Hortência, 174, Aeroporto Velho