
O Pará está no centro de um grande salto em conectividade escolar. No âmbito do programa Aprender Conectado, coordenado pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), escolas públicas de todo o Brasil estão recebendo acesso à internet de alta velocidade — e muitas delas estão no Pará. O Brasil contabiliza mais de 11 mil escolas conectadas em mais de 1.300 municípios, segundo os dados mais recentes.
No Pará, dos 9.611 estabelecimentos de educação básica, 4.427 escolas estão atualmente ligadas à internet, o que representa cerca de 46% do total no estado.
Serviços e Informações do Brasil
Em outra fonte de 2023, o número informado era 4.306 já com banda larga fixa de fibra óptica. Além disso, o município de Santarém lembrou que o programa vai atender 239 escolas da zona rural (rios, várzea e planalto) da rede municipal.
Impacto da Conectividade nas Escolas
“Antes da chegada da internet, nós estávamos em um mundo fechado. Nossa principal dificuldade era a falta de instrumentos pedagógicos. Agora, temos professores mais criativos e alunos mais interessados nas aulas. Estamos finalmente conectados ao mundo”, destaca a professora Edioneide dos Santos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal São Francisco, em Santarém (PA).
Outro ponto de destaque é o ritmo acelerado com que a Eace está implementando o projeto: já são mais de 8.146 escolas conectadas em todo o Brasil pelo programa Aprender Conectado, segundo relatório de setembro de 2025. A meta intermediária para todo o país é conectar 18 mil escolas até o fim de 2025 — e alcançar até 40 mil até o final de 2026.
Transformação Digital na Educação do Pará
Para o Pará, esse avanço representa mais do que técnica: é uma mudança estrutural, que encurta distâncias históricas, desafia o isolamento de regiões muitas vezes remotas e abre caminhos para que estudantes e professores acessem o mundo digital sem sair da sala de aula.